Artigos
voltar
 
O DESAFIO DO NOVO - O MEDO DO DESCONHECIDO
 
Um indivíduo estava procurando a carteira, que ele tinha acabado de perder, quando passou um amigo e perguntou:

- Ei, o que você está fazendo aí?
- Eu estou procurando a carteira que perdi.
- Onde você perdeu a carteira - perguntou o amigo.
- Eu a perdi lá - respondeu o indivíduo, apontando para o outro lado.
- E por que você a está procurando aqui?
- Porque aqui é que está a luz.

Esse indivíduo poderia passar o resto da vida procurando a carteira que não a iria achar.

Do mesmo modo, se você quiser aumentar o seu poder pessoal e se tornar um melhor comunicador, você tem que sair da sua zona de conforto. Você tem que aceitar o desafio do novo.

Pode-se afirmar que 99% dos problemas que afetam o ser humano são linguísticos. Jamais um cachorro será encontrado chorando porque esqueceram de festejar o aniversário dele. Simplesmente os aniversários não fazem parte do universo linguístico dos cães. Mas, em nós, valores desse tipo criam a todo momento estados mentais de ansiedade, frustração, ciúmes, ressentimentos e assim por diante, desencadeando situações problemáticas.

Para tentar se proteger dos problemas, as pessoas tendem a evitar o desconhecido. Refugiam-se nos valores e nos hábitos que já conhecem. Procuram fazer apenas o que estão familiarizadas a fazer. Reagem ao novo, resistem às mudanças, tanto no trabalho quanto na vida pessoal, nas concepções políticas, religiosas, etc.

Criamos assim, em nossas vidas, uma zona de conforto. É difícil aprender ou fazer coisas novas, é doloroso mudar atitudes, porque isso está fora da zona de conforto.

O medo do desconhecido cria então uma situação desconfortável, que passa a ser considerada inconveniente. No entanto, o verdadeiro aprendizado ocorre sempre fora da zona de conforto.

Este é o desafio, não tem jeito. Num mundo em mutação, preservar não é a solução. Mas lembre-se de que a civilização sempre foi impulsionada por uma pequena minoria. O restante, bilhões de indivíduos, segue atrás, passivamente, como na boiada. Então, se você não quer se deixar levar pelas circunstâncias e sim dizer a que veio, participando ativamente do mundo, é fundamental você usar plenamente as suas habilidades. Nós temos dificuldade com o novo até que o aprendamos. Depois é fácil verificar que todo o conhecimento anterior ficou obsoleto.

(Comunicação para o Sucesso de Lair Ribeiro. Colaboração: Vanderlei - DAF)

 

 

 
 
Acervo da Biblioteca    
   
lista de ramais