Artigos
voltar
 
A POSTURA DE GERENCIAS E CHEFIAS NA GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
 
ÁREAS GESTÃO TRADICIONAL GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
Autoridade O Gerente é visto como "O Chefe", a encarnação da autoridade. Visto como lider/facilitador, aquele que faz com que as coisas aconteçam.
Postura Encarna a figura de um burocrata, apegado a regras e regulamentos, com a visão voltada para dentro da organização. Identifica-se com a figura de empreendedor, que se preocupa com a inovação. Possui sempre projetos em desenvolvimento.
Responsabilidade Julga-se o único responsável pelo setor. Quando as coisas vão bem, atribui a si os méritos. Caso contrário, sai em busca de um "culpado". Tem a visão de que o trabalho é feito em equipe. Por isso compartilha com os subordinados as responsabilidades pelos resultados alcançados.
Foco de ação Voltado para o superior hierárquico a que julga ser o seu "cliente". Voltado para o cliente. Interno ou externo. Tem consciência de ser um "fornecedor" da equipe.
Tomada de decisão É sempre aquele que decide, que dá a última palavra, o "dono do poder". Acredita na decisão por consenso. Facilita a decisão do grupo. Não impõe a sua opinião.
Cadeia cliente fornecedor Julga-se o cliente. Acha que todos os subordinados devem trabalhar em função dele. Vê-se como fornecedor. Preocupa-se com a equipe e procura supri-la do que necessita.
Comunicação Centraliza as informações que passam pelo setor. Funciona como censor, não divulgando informações que a equipe não deve receber. Divulga todas as informações que recebe. Municia sua equipe com dados e informações sobre resultados obtidos.
Negociação Entende que, como gerente, tem sempre que ganhar algo, mesmo que para isso alguém perca, ainda que seja alguém de sua equipe. Procura estabelecer uma relação de ganha-ganha entre os membros da equipe. Acredita que todos precisam ganhar.
Delegação Centraliza poder o mais que pode. Vive o dilema se deve abrir mão de parte desse poder aos subordinados, pois nunca os julga preparados. Delega poder aos subordinados. Possui um programa de capacitação, para que todos estejam aptos a assumir desafios.
Substituição Vê os subordinados como ameaças. Julga estratégico esconder informações que considera fundamentais para torná-lo imprescindível. Sabe que sem formar substitutos dificilmente poderá ascender a posto mais alto. Na equipe, sempre existem pessoas aptas a lhe substituir.
Informações Julga a pessoa que deve receber toda e qualquer informação na empresa. Monitora as informações necessárias à sua área de trabalho.
 
 
Acervo da Biblioteca    
   
lista de ramais