Relações Humanas na Empresa e na Vida - PARTE II |
|
Trabalho de Teresa Cristina Bruno Andrade
3. "COMO SE DAR BEM COM AS PESSOAS" - Minoo Rustomji (tópicos mais significativos):
1. Quanto mais soubermos sobre as pessoas, melhor poderemos ser bem sucedidos com elas.
2. Resista à tentação de deixar seus amigos se inteirarem de seus segredos.
3. Dê ordem às próprias pessoas que se incumbirão do trabalho. Distribua claramente funções e papéis. Delegue tarefas. Sempre discuta os pormenores com as pessoas que terão que executar uma ordem, antes de dá-la.
4. Não se deixe dominar pela cólera, pois levará semanas para reparar os estragos. Não perca o controle, mantenha fora de cena seus sentimentos e opiniões pessoais. Este é o segredo para se dar bem com a pessoas e exige um bocado de autocontrole. Analise fatos. Tudo o que se fizer num momento de irritação, sempre conduzirá a maus resultados.
5. Não faça crítica pelas costas. Pense duas vezes, coloque-se no lugar do outro antes de falar. Tente visualizar os pensamentos do outro. Esteja atento aos sentimentos e pensamentos dos outros antes de criticar apressadamente.
6. Modificar costumes leva tempo. Não se impaciente. Fique contente por progredir pouco a pouco.
7. Saúde, faltas justificadas: seja atencioso com os problemas do empregado.
8. Mantenha a meta em evidência; mantenha as pessoas interessadas no trabalho que executam.
9. Faça as pessoas se sentirem importantes. Seja solidário quanto a problemas particulares. No universo do funcionário, a pessoa mais importante é ele mesmo. Não o espezinhe. Pequenos ressentimentos tornam-se grandes quando a pessoa não tem a oportunidade de expressar sua opinião.
10. Sem favoritismos particulares e sem desconfiança [nada de examinar armários...]
11. Memorize o nome das pessoas.
12. Elogie sempre que haja oportunidade.
13. Evite confusões: certifique-se de que entendeu o que lhe foi pedido.
14. Encoraje as perguntas e diga sem rodeios quando não sabe responder.
15. Não censure sem antes conhecer todos os fatos; conheça a questão sob todos os diferentes ângulos. Comece corretamente: primeiro elogie e depois mostre as falhas, sempre em particular.
16. Não fique pensando nos aspectos negativos o tempo todo. Dê ênfase aos aspectos positivos e use o pedal suave para os maus. É assim que se constrói o moral do grupo.
17. Dê sempre o exemplo em tudo: andar, falar, trajar, atitudes com a família, etc. O bom e/ou mau exemplo são infecciosos como epidemia.
18. Tenha ombros largos, esteja preparado para as sovas: sempre surgem novos problemas.
19. Relações Humanas são a totalidade da função da gerência: não se pode delegar. Construa as pessoas sempre; interesse-se por aperfeiçoá-las.
20. Falha administrativa se corrige de imediato; remende os enganos, corrija os desvios sempre. Dê atenção especial e pessoal aos desvios. Corrija-os antes que se tornem sérios.
21. Seja humilde e não espalhe sua presença por toda a parte; não fique rondando as seções.
22. Não desanime. Dê em cima e nunca desista. Vença pelo cansaço, com argumentos. Não dê ordens secas: use "eu sugiro...", "será que você não se importaria..", "será que você não gostaria de ...". Evite que se erga um muro entre você e as pessoas que supervisiona. Seja sensível, esteja ligado. Deixe-os tomarem algumas iniciativas.
23. As pessoas respeitam o indivíduo que prontamente admite seus próprios erros. É a marca de um grande homem. Você deixará de perder tempo com explicações e justificativas. Mesmo o lápis do presidente tem uma borracha na outra extremidade. Todos nós cometemos enganos; não podemos agir sempre acertadamente. O indivíduo que consiga acertar somente em 60% de seu tempo será um retumbante sucesso se estiver pronto a corrigir seus enganos o restante do tempo.
24. Seja um bom ouvinte; ajuda a diminuir as tensões e auxilia as pessoas a se desabafarem.
25. Se queremos que algo seja bem executado, é preciso acompanhar, examinar e conferir.
26. Não entre em choque com os indivíduos, afrontando-os e dizendo-lhes que estão errados. Vá com calma, só assim você poderá contar com a boa vontade e a cooperação alheia.
27. Os fatos devem ser colocados nos seus devidos termos; evita-se metade dos problemas, como boatos e mexericos.
28. Modifique as regras se estiverem atravancando o progresso da equipe, o desenvolvimento dos trabalhos.
29. Afaste o nariz do "muro", dos problemas. Enxergue porque o indivíduo age assim. Aristóteles disse que "ninguém nasce mau. Entender tudo é perdoar tudo". Não podemos deixar de ser o que somos. Fomos moldados por nossas experiências. Em 10 casos sobre 01, o indivíduo não está agindo assim de propósito.
30. De vez em quando, dê um mergulho no ambiente de trabalho para guiar o seu pessoal. Não se considere acima do trabalho: arregace as mangas. Seu papel é guiar, inspirar e aperfeiçoar o trabalho dos outros.
31. Mantenha o espírito sempre aberto para as sugestões e dê pronta atenção a elas.
32. Só 10% das pessoas que ouvem uma palestra a entendem e a maior parte do que ouvem está esquecida no dia seguinte. As pessoas não prestam atenção a tudo o que se diz, nem lêem todos os comunicados que você emite. Por isso a comunicação é tão difícil.
33. Esteja atento às falhas microscópicas do seu Plano. Acautele-se contra isso.
34. Mantenha-se sozinho todos os dias por alguns momentos, apenas para pensar um pouco e estabelecer o porto a que quer chegar: uma abordagem científica..,
35. Um supervisor vende idéias: pontualidade, eficiência, eficácia, regularidade, motivação, responsabilidade, sinergia, etc. Precisa fazer seus clientes quererem comprar...
36. O indivíduo comum não aprende tudo facilmente, prontamente. Você terá que ensiná-lo repetidas vezes.
37. Só tome decisões solidamente fundamentadas e não por impulsos momentâneos. Não tire conclusões precipitadas; procure munir-se de todos os fatos antes de tomar uma decisão. A verdade tem muitas facetas. Descubra qual é o ponto de vista dos outros. Faça sondagens antes de tomar uma decisão.
38. Procure conhecer como outras pessoas enfrentam os mesmos problemas que você. Procure aprender o que eles estão fazendo e então aperfeiçoe as soluções deles.
39. Não acredite que as pessoas que trabalham com você continuarão felizes e contentes. Isso raramente acontece automaticamente. Você precisa trabalhar muito nisso. Precisa estar atento: há quanto tempo não converso com Fulano? Todos gostam de se sentir necessários, estimulados, gostam de sentir que significam algo para a Empresa.
40. Preste atenção ao apito interior face a uma situação crítica. Se um indivíduo não quer, nenhuma dose maciça de lógica ou de argumentos o fará mudar de idéia. Você pode discutir até cansar. As pessoas não acreditarão que você está certo a não ser que queiram acreditar. Você precisa vencer no coração delas, não só na mente.
41. Se algo vai mal, suspenda o fogo. Descubra a causa e fogo nela, não nos indivíduos. Pode ser começo errado, material precário, instruções defeituosas, falta de treinamento, etc.
42. Para ter amigos, você precisa ser amistoso. Conquiste a amizade do seu pessoal. Não tenha a ilusão de que tudo vai correr às mil maravilhas. Sempre há problemas. Sempre haverá quem se queixe. O papel do supervisor é suavizar as coisas, colocá-las em seu devido lugar.
43. Quando alguém se queixar, não o deixe ao desamparo. Descubra o que o está perturbando. Há algo que o está preocupando. Procure descobrir as causas profundas e ache a solução.
44. Em todo indivíduo há uma tendência conservadora. Esteja aberto a novas idéias. Esteja receptivo às novas sugestões que as pessoas lhe apresentam. Dê-lhes atenção especial.
45. Seja um indivíduo sorridente, um indivíduo com expressão feliz. Não tenha uma expressão sombria.
46. Não queira ser um ditador no trabalho em equipe, pontificando sem consultar ninguém, gritando ordens e não dando ouvidos a quaisquer opiniões. Atitudes de força e coerção, ditatoriais só podem dar resultado durante um breve período, se é que dão...
47. Cada qual com seu PAPEL, mas mantenha todos sabendo o papel de todos; procure fazer com que ninguém seja insubstituível, guardadas as devidas proporções em cada seção, por exemplo.
48. As pessoas gostam de ajudar a decidir, de participar. Sempre consulte a equipe antes de tomar decisões. Todas as mudanças exigem uma enorme dose de paciência e de tempo. As pessoas não podem mudar seus velhos hábitos e sua personalidade muito depressa. Procure compreender isso; facilitará sua vida.
49. Faça com que haja um real e saudável respeito pelas normas e regulamentos que foram estabelecidos. As pessoas precisam poder saber se situar.
50. A única maneira de conduzir as pessoas é com sinceridade e honestidade. Cada ato ou decisão sua será discutido à exaustão por todos: cuidado antes de tomar decisões.
51. Não desperdice seu tempo, papel, dinheiro e, principalmente, qualidades individuais: iniciativa, habilidades, entusiasmo, capacidade de liderança, etc. Valorize todos os indivíduos.
4. VENCENDO PRÉ-CONCEITOS...
Você talvez faça restrições à cor negra ou branca das pessoas. Talvez tenha posição rígida contra política ou religião. Ou mesmo de alguém que vem de algum lugar específico, contra este ou aquele sistema de vida. Anule o PRÉ e tente criar um conceito novo para tudo aquilo que você observa. Preconceito muitas vezes é um conceito velho, ultrapassado, deficitário, que nem mesmo foi criado pela pessoa que o adota. É uma herança que não foi avaliada. Veja o Mundo com nova Luz. Nada de combater ou reprovar antes de exame mais profundo e desapaixonado. Liberte sua mente. Tudo tem sua razão de ser. Nada existe fora da Ordem Universal. Cada coisa, mesmo na sua aparência, tem importante função na Alma do Universo. E mesmo que não consiga ver alguma coisa, não quer dizer que ela não exista...(Ariston S. Teles - retirado do livro "Boa Idéia") |
|
|
|
|
|
|