REGRAS PARA NOMEAÇÃO DE DIRETÓRIOS E ARQUIVOS
O Diretor Administrativo e Financeiro da Companhia de Habitação Popular de Campinas, no uso das atribuições inerentes ao seu cargo, por esta instrução normativa institui, a partir desta data, as regras para nomeação de diretórios e arquivos por parte de todas as unidades operacionais da Cohab-Campinas.
- 1. Quando da nomeação de arquivos e/ou diretórios (pastas), deverá ser observado o tamanho máximo de 200 caracteres para o nome absoluto do arquivo.
- 2. Nome absoluto é a denominação completa de um arquivo ou diretório (pasta), com o caminho que possibilita a abertura do mesmo.
Exemplo 1 |
planilha1.xls |
Nome absoluto |
H:\documentos\planilhas\novembro2007\planilha1.xls (50 caracteres) |
Sendo:
H:\ |
Letra da unidade do diretório raiz |
documentos\ |
Primeiro diretório após o diretório raiz – sub-diretório |
planilhas\ |
Diretório filho do diretório documentos – sub-diretório |
novembro2007\ |
Diretório filho do diretório planilhas – sub-diretório |
planilha1.xls |
Nome simples da planilha (arquivo) |
Exemplo 2 |
relatório2a.doc |
Nome absoluto |
H:\relatório mensal de setembro de 2007 depois da segunda revisão
ainda não entregue\relatório2a.doc (100 caracteres) |
Sendo:
H:\ |
Letra da unidade do diretório raiz |
relatório mensal de setembro de 2007 depois da ... \ |
Primeiro diretório após o diretório raiz – sub-diretório |
relatório2a.doc |
Nome simples do relatório (arquivo) |
- 3. O nome absoluto, tanto de um arquivo como de um diretório não poderá ultrapassar 200 caracteres, nestes incluídos letras, espaços, barras, etc.
- 4. A não observância destes parâmetros poderá causar a perda de arquivos, além de ocasionar problemas quando da realização do backup da rede. Isso significa que além de ser impossível a recuperação de arquivos que não respeitarem os parâmetros indicados, outros arquivos, que atendam a essas regras, também poderão ter a sua recuperação inviabilizada.
- 5. Foi constatado, pela Coordenadoria de Informática e Gestão de Dados, que diversas unidades operacionais da Cohab estão ultrapassando o limite de 200 caracteres quando da nomeação de seus arquivos, o que tem ocasionado freqüentes problemas no backup de dados da rede.
- 6. Em razão da possibilidade da ocorrência dos problemas indicados, todos os usuários de computadores da Companhia deverão verificar a nomeação dos seus arquivos/diretórios (pastas) e, na eventualidade de que o parâmetro de 200 caracteres para os nomes absolutos seja ultrapassado, seja feita a devida correção.
- 7. O usuário que cria um arquivo ou diretório (pasta) na rede, tem o username (nome) registrado como dono do arquivo e, a não adoção das regras indicadas nesta Instrução Normativa, ou das correções citadas no item 6, ficará responsável pelos problemas que possam vir a ocasionar.
Procedimentos para correção de arquivos e diretórios que ultrapassem 200 caracteres no seu nome absoluto:
- 1. Os diretórios (pastas) pai e sub-diretórios podem ser renomeados com um número menor de caracteres.
- 2. A quantidade de níveis de diretórios (pastas) poderá ser diminuída.
Regras e sugestões que deverão ser observadas quando da nomeação de arquivos e diretórios:
1. Caracteres especiais que não devem ser utilizados:
Nome do caractere |
Sinal |
Cedilha |
Ç |
Asterisco |
* |
Parênteses |
( ) |
Colchetes |
[ ] |
Percentual |
% |
Acentos |
~^´ ` |
Apóstrofo |
‘ |
Ponto de interrogação |
? |
Aspas |
“ |
Barra |
/ |
Barra invertida |
\ |
Barra vertical |
I |
Sinal menor que |
< |
Sinal maior que |
> |
Dois pontos |
: |
Em sendo necessário utilizar o hífen (-) e/ou underline ( _ ) para separar mais de um nome.
- 2. Não utilizar espaços em branco (barra de espaço) entre os nomes, pois alguns sistemas operacionais não conseguem interpretá-los.
- 3. Evitar atribuir nomes excessivamente grandes, pois isso dificulta a memorização e localização do arquivo, além de atentar às regras de nomes absolutos descritas acima.
- 4. Utilizar apenas letras minúsculas, pois alguns sistemas distinguem maiúsculas e minúsculas.
- 5. Alguns exemplos de siglas que poderão ser utilizadas para nomeação dos documentos:
Nome do documento |
Sigla |
Arquivo |
arq |
Contrato |
cont |
Cota |
cot |
Declaração |
decl |
Edital |
edit |
Etiqueta |
etiq |
Expediente |
exp |
Fluxo |
flux |
Manual |
manu |
Memorando |
memo |
Ofício |
ofc |
Ordem Interna |
oi |
Planilha |
plan |
Programa |
prog |
Projeto |
proj |
Protocolo |
prot |
Regimento |
regi |
Regulamento |
regu |
Relatório |
relat |
Requisição de compras |
rcompras |
Requisição de serviços |
rservicos |
Resolução |
res |
Reunião |
reu |
Tabela |
tab |
- 6. Os documentos deverão ser nomeados, precedidos da sigla da unidade operacional de origem, para maior facilidade de identificação. Exemplos:
Documento |
Sigla da unidade operacional mais a
sigla do documento |
Ofício nº 320/07 |
da-ofc_320-07 |
Memorando programa estagiário de 31 de dezembro |
da-memo_prog_estag-31-12 |
Relatório de Visita ao NR Monte Cristo 12/09 |
csos-relat_visita-mcristo-12-09 |
Requisição de compras 12/12/2007 |
cigd-rcompras_12-12-2007 |
- 7. Todos os usuários de computadores da Cohab-Campinas deverão proceder à revisão de todos os seus arquivos, objetivando a redução dos mesmos, com a exclusão dos arquivos desnecessários e dos que não mais são ou não mais serão utilizados, possibilitando com isso, o aumento na capacidade de arquivamento no sistema de informática da Companhia. Quando da realização dessa revisão deverão renomear os arquivos que ultrapassem 200 caracteres, adotando-se as normas e as sugestões contidas nesta Instrução Normativa.
- 8. Deverá constar do rodapé do documento objeto do arquivo, a denominação do mesmo, com a indicação da unidade operacional de origem.
- 9. Todas as dúvidas ou esclarecimentos quanto a correta nomeação dos diretórios/arquivos, ou orientação para eventuais correções dos já existentes, poderão ser obtidas na Coordenadoria de Informática e Gestão de Dados, com o funcionário Eduardo Ambrósio.
Campinas, 07 de janeiro de 2008.
O ORIGINAL ASSINADO
ENCONTRA-SE NA PASTA I.N.
DO DEP. ADMINISTRATIVO |
Miguel Jorge Nicolau Filho
Diretor Administrativo e Financeiro
ÀS GERÊNCIAS E COORDENADORIAS:
TODOS OS EMPREGADOS
DAS RESPECTIVAS UNIDADES OPERACIONAIS DEVERÃO
TOMAR CIÊNCIA DESTE DOCUMENTO |