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INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01/08

REGRAS PARA NOMEAÇÃO DE DIRETÓRIOS E ARQUIVOS

 

 

O Diretor Administrativo e Financeiro da Companhia de Habitação Popular de Campinas, no uso das atribuições inerentes ao seu cargo, por esta instrução normativa institui, a partir desta data, as regras para nomeação de diretórios e arquivos por parte de todas as unidades operacionais da Cohab-Campinas.

 

  1. 1.      Quando da nomeação de arquivos e/ou diretórios (pastas), deverá ser observado o tamanho máximo de 200 caracteres para o nome absoluto do arquivo.

 

  1. 2.      Nome absoluto é a denominação completa de um arquivo ou diretório (pasta), com o caminho que possibilita a abertura do mesmo.

 

Exemplo 1

planilha1.xls

Nome absoluto

H:\documentos\planilhas\novembro2007\planilha1.xls (50 caracteres)

 

Sendo:

 

H:\

Letra da unidade do diretório raiz

documentos\

Primeiro diretório após o diretório raiz – sub-diretório

planilhas\

Diretório filho do diretório documentos – sub-diretório

novembro2007\

Diretório filho do diretório planilhas – sub-diretório

planilha1.xls

Nome simples da planilha (arquivo)

 

 

Exemplo 2

relatório2a.doc

Nome absoluto

H:\relatório mensal de setembro de 2007 depois da segunda revisão

ainda não entregue\relatório2a.doc (100 caracteres)

 

Sendo:

 

H:\

Letra da unidade do diretório raiz

relatório mensal de setembro de 2007 depois da ... \

Primeiro diretório após o diretório raiz – sub-diretório

relatório2a.doc

Nome simples do relatório (arquivo)

 

  1. 3.      O nome absoluto, tanto de um arquivo como de um diretório não poderá ultrapassar 200 caracteres, nestes incluídos letras, espaços, barras, etc.

 

  1. 4.      A não observância destes parâmetros poderá causar a perda de arquivos, além de ocasionar problemas quando da realização do backup da rede. Isso significa que além de ser impossível a recuperação de arquivos que não respeitarem os parâmetros indicados, outros arquivos, que atendam a essas regras, também poderão ter a sua recuperação inviabilizada.

 

 

  1. 5.      Foi constatado, pela Coordenadoria de Informática e Gestão de Dados, que diversas unidades operacionais da Cohab estão ultrapassando o limite de 200 caracteres quando da nomeação de seus arquivos, o que tem ocasionado freqüentes problemas no backup de dados da rede.

 

  1. 6.      Em razão da possibilidade da ocorrência dos problemas indicados, todos os usuários de computadores da Companhia deverão verificar a nomeação dos seus arquivos/diretórios (pastas) e, na eventualidade de que o parâmetro de 200 caracteres para os nomes absolutos seja ultrapassado, seja feita a devida correção.

 

  1. 7.      O usuário que cria um arquivo ou diretório (pasta) na rede, tem o username (nome) registrado como dono do arquivo e, a não adoção das regras indicadas nesta Instrução Normativa, ou das correções citadas no item 6, ficará responsável pelos problemas que possam vir a ocasionar.

 

 

Procedimentos para correção de arquivos e diretórios que ultrapassem 200 caracteres no seu nome absoluto:

 

  1. 1.      Os diretórios (pastas) pai e sub-diretórios podem ser renomeados com um número menor de caracteres.

 

  1. 2.      A quantidade de níveis de diretórios (pastas) poderá ser diminuída.

 

 

Regras e sugestões que deverão ser observadas quando da nomeação de arquivos e diretórios:

 

1. Caracteres especiais que não devem ser utilizados:

 

Nome do caractere

Sinal

Cedilha

Ç

Asterisco

*

Parênteses

( )

Colchetes

[ ]

Percentual

%

Acentos

~^´ `

Apóstrofo

Ponto de interrogação

?

Aspas

Barra

/

Barra invertida

\

Barra vertical

I

Sinal menor que

<

Sinal maior que

>

Dois pontos

:

 

Em sendo necessário utilizar o hífen (-) e/ou underline ( _ ) para separar mais de um nome.

 

  1. 2.      Não utilizar espaços em branco (barra de espaço) entre os nomes, pois alguns sistemas operacionais não conseguem interpretá-los.

 

  1. 3.      Evitar atribuir nomes excessivamente grandes, pois isso dificulta a memorização e localização do arquivo, além de atentar às regras de nomes absolutos descritas acima.

 

  1. 4.      Utilizar apenas letras minúsculas, pois alguns sistemas distinguem maiúsculas e minúsculas.

 

  1. 5.      Alguns exemplos de siglas que poderão ser utilizadas para nomeação dos documentos:

 

Nome do documento

Sigla

Arquivo

arq

Contrato

cont

Cota

cot

Declaração

decl

Edital

edit

Etiqueta

etiq

Expediente

exp

Fluxo

flux

Manual

manu

Memorando

memo

Ofício

ofc

Ordem Interna

oi

Planilha

plan

Programa

prog

Projeto

proj

Protocolo

prot

Regimento

regi

Regulamento

regu

Relatório

relat

Requisição de compras

rcompras

Requisição de serviços

rservicos

Resolução

res

Reunião

reu

Tabela

tab

 

 

  1. 6.      Os documentos deverão ser nomeados, precedidos da sigla da unidade operacional de origem, para maior facilidade de identificação. Exemplos:

 

Documento

Sigla da unidade operacional mais a

sigla do documento

Ofício nº 320/07

da-ofc_320-07

Memorando programa estagiário de 31 de dezembro

da-memo_prog_estag-31-12

Relatório de Visita ao NR Monte Cristo 12/09

csos-relat_visita-mcristo-12-09

Requisição de compras 12/12/2007

cigd-rcompras_12-12-2007

 

 

 

  1. 7.      Todos os usuários de computadores da Cohab-Campinas deverão proceder à revisão de todos os seus arquivos, objetivando a redução dos mesmos, com a exclusão dos arquivos desnecessários e dos que não mais são ou não mais serão utilizados, possibilitando com isso, o aumento na capacidade de arquivamento no sistema de informática da Companhia. Quando da realização dessa revisão deverão renomear os arquivos que ultrapassem 200 caracteres, adotando-se as normas e as sugestões contidas nesta Instrução Normativa.

 

  1. 8.      Deverá constar do rodapé do documento objeto do arquivo, a denominação do mesmo, com a indicação da unidade operacional de origem.

 

  1. 9.      Todas as dúvidas ou esclarecimentos quanto a correta nomeação dos diretórios/arquivos, ou orientação para eventuais correções dos já existentes, poderão ser obtidas na Coordenadoria de Informática e Gestão de Dados, com o funcionário Eduardo Ambrósio.

 

 

 

Campinas, 07 de janeiro de 2008.

 

O ORIGINAL ASSINADO 

ENCONTRA-SE NA PASTA I.N.

DO DEP. ADMINISTRATIVO

 

Miguel Jorge Nicolau Filho

Diretor Administrativo e Financeiro

 

 

 

 

 

 

 

ÀS GERÊNCIAS E COORDENADORIAS:

 

TODOS OS EMPREGADOS

DAS RESPECTIVAS UNIDADES OPERACIONAIS DEVERÃO

TOMAR CIÊNCIA DESTE DOCUMENTO

 
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