noticias
seta volta noticias
Mulheres ganham de “goleada” na retirada de livros da Biblioteca da Cohab-Campinas

Mais de 1400 títulos estão à disposição dos funcionários e colaboradores para empréstimo

Edison Souza

A Coordenadoria de Recursos Humanos da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas), divulga nesta segunda-feira, 29 de outubro, um balanço das atividades desenvolvidas na Biblioteca João Francisco Trigo Alves, como parte das ações previstas para celebrar o Dia do Livro, comemorado nesta data.

Segundo levantamento recente, a biblioteca que funciona dentro da empresa, recebe a visita de 15 a 20 leitores por mês, na maioria mulheres que estão passando o público masculino para trás em termos de interesse pela leitura.

Como novidade, desde o último dia 10, o acervo conta com  40 exemplares da Cartilha da Turma da Mônica e de uma coleção de revistas da Editora Marvel Comics, além de diversas cartilhas do Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon). Com a aquisição destes exemplares, o acervo alcança a expressiva marca de mais de 1.400 obras, num acréscimo de aproximadamente 133% no  número de títulos, já que em março deste ano 600 livros estavam disponíveis para consulta ou empréstimo.

Ainda como parte da celebração do Dia do  Livro serão distribuídos hoje, gratuitamente, alguns gibis e revistas de palavras cruzadas entre os funcionários e colaboradores da empresa.

Um prazer indescritível

A leitura é realmente um prazer que não pode ser medido e, segundo afirmam os especialistas, o livro é um meio de comunicação eficiente e muito importante no processo de transformação do indivíduo. Através da leitura e da proximidade com os livros, o leitor, por inúmeras vezes, troca de lugar com os personagens numa viagem mágica e incomparável ao mesmo tempo em que adquire conhecimentos que vão se tornar fundamentais para toda a vida.

Apesar dos benefícios incontáveis obtidos através dos livros, o Brasil não é um campeão de leitura. Dados da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) colocam o país na 47ª posição no ranking de leitores, segundo levantamento realizado em 52 nações. A pesquisa aponta que o brasileiro lê 1,8 livro por ano enquanto que a média mundial nos países desenvolvidos é de 10 obras lidas anualmente.

Porém, na opinião da Caroline Tardelli, responsável pelo funcionamento da biblioteca, o número de funcionários que retiram títulos está aumentando a cada mês. “Nos meses de férias ou em épocas de concurso a freqüência à biblioteca é maior, mas eu sinto que pode melhorar. Uma campanha boca a boca e uma entrevista curta realizada na devolução dos livros também está ajudando a aumentar o interesse mútuo pelo espaço”, concluiu.

Uma das freqüentadoras mais assíduas da Biblioteca João Francisco Trigo Alves é a funcionária Rosa Maria Romio que já leu 15 livros de fevereiro até agora. “Eu gosto muito de romance e, pra falar a verdade, nem eu mesma sei como é que adquiri o gosto pela leitura. Eu só sei que sinto necessidade ler”, afirmou.

Silvia Helena Rodrigues, que está há 22 anos na Cohab-Campinas, se considera uma leitora contumaz. “Já li 10 livros este ano e, pra falar a verdade eu gosto de vários gêneros que passam pelo romance, policial e livros espíritas. Esse hobby começou depois que meus filhos se casaram, daí sobrou mais tempo e eu decidi investir em literatura”, pontuou.

A técnica imobiliária Keila Alves Ferreira Soares também é uma freqüentadora assídua da biblioteca. Keila, que tem preferência por literatura juvenil, como a Saga Crepúsculo e Harry Potter, conta que também incentiva o filho de 14 anos. “Meu filho também tem fascínio pela leitura e essa característica foi incentivada porque quando ele era recém nascido eu já lia para ele”, completou a funcionária que lá leu seis livros em 2012.

Acervo

Reinaugurada no começo de 2012, a biblioteca abre as portas aos funcionários, aprendizes e estagiários da Cohab-Campinas, funcionários da Secretaria de Habitação (Sehab) e dos colaboradores das empresas terceirizadas que prestam serviços à companhia.

Entre os títulos disponíveis estão alguns clássicos da literatura como o best-seller “Querido John”, de Nicholas Sparks, “A Última Música”, do mesmo autor, além vários exemplares da Revista Terra da Gente (publicação mensal especializada em vida selvagem) e de inúmeras outras publicações.

Funcionamento da biblioteca

Os títulos cadastrados na Biblioteca João Francisco Trigo Alves são oferecidos num sistema de empréstimo e os interessados deverão se inscrever como usuários da biblioteca, durante o horário de funcionamento.

No ato da inscrição, o interessado receberá o Cartão de Usuário (pessoal e intransferível) e a retirada de livros somente será permitida aos que estiverem regularmente inscritos.

O horário de funcionamento da biblioteca é de segunda à sexta-feira, das 11h às 14h e os títulos disponíveis podem ser consultados na Intranet

 

.


 
Acervo da Biblioteca    
   
lista de ramais