Edison Souza
26/04/2013
A Coordenadoria de Recursos Humanos da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas) promove a quarta e última atividade referente à campanha educativa do mês de abril, considerado o Mês da Saúde. E dessa vez, o tema é a Distimia, nome científico usado para designar o Mau Humor. Durante a semana, os funcionários, colaboradores e o público em geral vão receber informações sobre esse tipo de comportamento, já classificado como doença crônica pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e que atinge 3% da população mundial. Segundo especialistas, as pessoas acometidas de Distimia podem apresentar dificuldade de atenção, raciocínio e concentração, alteração do apetite, sono e queixas físicas tais como prisão de ventre, enxaqueca, náuseas e dores no estômago. Para piorar o quadro, esses pacientes são mais suscetíveis a desenvolver distúrbios imunológicos, problemas na sexualidade por falta de libido, doenças cardiovasculares e até câncer. O médico, cientista e escritor, Dráuzio Varella, diz em um de seus artigos que, via de regra, os portadores de Distimia desenvolvem ao mesmo tempo episódios de depressão grave. Quando se recuperam, porém, retornam a um patamar de humor que está sempre abaixo do nível normal. “A maior dificuldade é que raramente essas pessoas se dão conta do próprio problema. Acham que o mau humor, a falta de prazer e interesse pelas coisas e a tristeza que não dá trégua fazem parte de sua personalidade e do seu jeito de ver o mundo, e quase nunca procuram ajuda”, completa Varella.
Caso extremo
De acordo com a OMS, sintomas como irritabilidade, tristeza, explosões de raiva, alterações freqüentes, desesperança e baixa autoestima podem ser sintomas da doença já instalada. E embora não possa ser detectado através de exames de sangue, tomografias ou ressonâncias, uma consulta ao psiquiatra pode ajudar a identificar e a tratar o distúrbio.
No folclore de Juazeiro do Norte (CE), existe um vendedor de sucata chamado Joaquim dos Santos Rodrigues, mais conhecido como “Seu Lunga”, que reconhecidamente é a pessoa mais mal humorada que existe na face da terra.Conta-se que ele recebeu a visita de um compadre e pediu à filha que trouxesse um café para o visitante.
Inocente, a moça perguntou se deveria trazer em uma xícara, ao que seu Lunga respondeu imediatamente: “Não, não! Joga no chão e empurra com o rodinho”, disparou o matuto.
A Distimia é desencadeada por um desequilíbrio na atividade química do cérebro e se instala sem avisos. Portanto, para evitar que você chegue a estágio crônico da doença, procure rapidamente a ajuda de um psiquiatra se possuir os sintomas. Também vale anotar algumas dicas recomendadas por especialistas, para manter o Bom Humor:
- Dedique-se regularmente às atividades de lazer, trabalho e sono - Alimente-se de forma adequada - Pratique exercícios físicos - Tenha relações íntimas e de confidência - Evite o uso excessivo de álcool, cafeína e tabaco - Terapias complementares como acupuntura também podem ajudar - Apaixone-se
Mais informações: Assessoria de Imprensa Sehab e Cohab - Rita Hennies e Edison Souza – Fones: 3119-9503 / 9523
|