Diga não às BIRRAS! O que fazer quando seu filho arma um berreiro em público
Algumas crianças não sabem lidar com a frustração de ouvir um simples “Não” e muitas vezes os pais ficam perdidos, sem saber o que fazer, principalmente quando essas birras acontecem fora de casa, em lugares públicos como supermercados e shoppings.
Segundo especialistas e depoimentos de mães, algumas táticas ajudam a lidar com essa desconfortável situação:
- Não ceder aos apelos da criança por falta de paciência ou culpa, seja firme, explique o “porque do não”. Quando se cede ao apelo, a criança vai ficando cada vez mais autoritária, pois percebe que é uma maneira de conseguir o que quer.
- Não dê atenção à birra se a criança deitar no chão, espernear, chorar e gritar, saia andando. As crianças têm que passar pelo estresse de perder a segurança na hora da birra.A criança fica preocupada se os pais a deixam, irá provavelmente levantar e acompanhá-los .
- Dê castigos proporcionais e não se sinta culpado depois- olhe nos olhos e explique ao seu filho porque você está punindo. Antes converse. Se o castigo foi dado, não volte atrás, pois assim irá perder a autoridade.Nunca use a violência
- Estabeleça regras, seja flexível- Façam juntos uma lista do se pode e o que não pode e uma outra de tarefas que ela deve cumprir. Deixe claro à criança que ela só poderá brincar depois que realizar suas tarefas escolares, mas por outro lado seja flexível, por exemplo; a criança pode bagunçar a sala, seu quarto enquanto brinca, mas deve ficar claro, que ela terá que arrumar tudo depois.
- Compare as atitudes da criança com a de outras ao redor- mostre que não estão agindo da mesma forma que ela e, não adianta querer conversar com a criança na hora da birra.
- Valorize a criança sempre que possível, reforçando as atitudes positivas- se a criança fez birra no shooping por exemplo, e, a próxima vez que voltar lá, o pai pode lembrá-la do que aconteceu e dizer que confia nela. Isso pode fazer com que não ocorram novos episódios.
Para crianças, sensações de sono e fome aumentam a irritabilidade e podem se transformar em birra. Os pais devem saber identificar essas sensações para poder evitá-las.
Sempre haja com amor, explicando, evite o castigo, mas quando necessário seja firme e não volte atrás nas suas atitudes. Você estará preparando seu filho para a vida, pois na vida, ele provavelmente ouvirá mais “nãos” do que sim e saberá lidar melhor com essas situações.
Texto adaptado:
http://mdemulher.abril.com.br/familia/reportagem/filhos/6-dicas-eficazes-supernanny-educar-seus-filhos-405003.shtml?slide_count=3
http://delas.ig.com.br/filhos/educacao/12-dicas-praticas-para-lidar-com-a-birra/n1597588887145.html
DiCAF/DA/CRHU
Programa Sócio Cultural
|