noticias
seta volta noticias

 

17 de novembro - Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata

 

 

TOCAR nesse assunto faz toda a diferença

 

A campanha tem como objetivo conscientizar homens para prevenção do câncer de próstata, que é o segundo que mata mais homens no Brasil, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma.  

O objetivo do movimento é combater a doença e, principalmente, motivar a população masculina a fazer exames preventivos, promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao especialista e à realização do exame de toque. 

Devido a grande incidência da doença e a grande resistência e preconceito em realizar exames preventivos, o movimento (hoje internacional) foi criado na Austrália, em 2003. Conhecido como Novembro Azul (Movember) é um campanha de conscientização dirigida a sociedade e especialmente aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
É mais do que uma simples campanha de conscientização. Há reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes (ao estilo Mario Bros), símbolo da campanha, onde são debatidos, além do câncer de próstata, outras doenças como o câncer de testículos, depressão masculina, cultivo da saúde do homem, entre outros.

  

A doença
A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. É ela que produz 70% do esperma. Quando as células deste órgão começam a ser multiplicar de forma desordenada ocorre o câncer.

A próstata fica, então, mais endurecida e a doença é facilmente descoberta no exame de toque retal. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o sexto tipo mais comum de câncer no mundo.

Sintomas
Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite). Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

 

Recomendações
Devido ao câncer de próstata ser a neoplasia maligna mais comum entre os homens, em 2013, a Sociedade Brasileira de Urologia iniciou uma nova recomendação, baseada nos trabalhos científicos publicados nos últimos anos: o exame de toque retal deve ser feito a partir dos 50 anos para homens sem casos na família e aos 45 anos para homens com casos na família e negros.. Tem números superiores ao câncer de mama, o de maior incidência feminino. A detecção precoce é fundamental para seu tratamento, visto que nessa fase, 90% são curáveis. Em sua fase inicial não há sintomas, por isso, a ida anual ao urologista é essencial para o acompanhamento da glândula.

Novos casos de câncer de próstata são registrados, por ano, no Brasil, e matam cerca de 12 mil homens a cada 12 meses – são 95% mais mortes pela doença do que há 30 anos.
Os dados são do Ministério da Saúde, que garante que o medo e o preconceito com o dedo indicador do urologista é um dos principais culpados por essas estatísticas. Isso porque, quanto mais cedo o câncer de próstata for detectado, maiores são as chances de cura do paciente e só há um jeito de fazer isso: realizando, anualmente, após os 45 anos de idade, o exame de toque retal e exame de sangue – para detectar os níveis da proteína PSA (Antígeno Prostático Específico) no organismo.
Para deixar o assunto um pouco mais leve para os homens, criou-se na Austrália, em 2003, o movimento (hoje internacional) Novembro Azul.

DiCAF/DA/CRHU
Programa Sociocultural

 

 

 

 

 
Acervo da Biblioteca    
   
lista de ramais