VAMOS BRINCAR???
A importância de brincar e resgatar as brincadeiras infantis.
Nada melhor para ajudar no desenvolvimento uma criança que brincar. E para isso, basta usar a criatividade.
Qual a importância de estimular as brincadeiras infantis?
A interação com outras crianças através as brincadeiras infantis desenvolverá habilidades de forma natural, estimulando a comunicação, a convivência, a concentração, a criatividade, a coordenação motora e visão crítica além de aprender a lidar com as dificuldades e a tomar decisões em equipe. São coisas simples, que não se aprende com uma pesquisa no Google. São esses conhecimentos que a criança vai precisar desenvolver no decorrer de toda a sua vida e quanto mais natural a forma de se aprender, melhor.
A interação com os pais através das brincadeiras infantis estreitará os laços de amizade e os ajudarão a se tornarem pessoas fortes e equilibradas. Leiam para seus filhos, vivam a história, interprete os personagens, contem histórias sobre super heróis, ensinem músicas infantis, ensinem os jogos de tabuleiro, brincadeiras dinâmicas como amarelinha, pular cordas, pega-pega. Isso irá tornar a relação pai e filho mais agradável.
Brinquem juntos! Seu filho irá valorizar cada momento ao seu lado. Você estará tornando-o mais seguro e preparando-o para a vida.
BRINCADEIRAS, CONFECÇÃO DE BRINQUEDOS E CANTIGAS
João bobo: Para brincar são necessárias no mínimo três crianças, que neste caso dispõem-se obrigatoriamente em linha. Quando numerosos, porém pode dispor-se em círculo. O João Bobo deverá ser voluntário ou sorteado, fica no meio, tentando interceptar a bola que os outros passam entre si. Quando o consegue pegar a bola, a criança que falhou na jogada, troca de posição com a que acertou e vai para o meio, na tentativa de pegar a bola. Somente o João Bobo tem o direito de se movimentar livremente para pegar a bola, não podendo os outros sair de seus lugares.
Mamãe da rua:Traça-se, no chão duas linhas distanciadas mais ou menos de oito metros. As crianças ficam atrás de uma das linhas e a mamãe da rua entre as duas linhas. A brincadeira consiste em atravessar a linha sem ser pego, pulando com um pé A mamãe da rua pode correr com os dois pés no chão, enquanto tenta pegar os colegas. Quem for pego, assume a posição central.
Morto-vivo: As crianças lado a lado de frente para uma que estará sentada. O que está sentado grita bem alto: Morto para todos se abaixarem e Vivo! Para se levantarem. Quem errar sai da brincadeira. O vencedor é aquele que ficar por último.
Telefone sem fio: Define-se uma criança que irá escrever uma frase no papel sem que os colegas vejam, dobrar e guardar consigo. Essa criança irá cochichar no ouvido do colega a frase escrita e este irá repassá-la do jeito que ouviu ao colega seguinte. Quando chegar ao último colega ele deverá dizer o foi cochichado a ele em voz alta e o colega que escreveu a frase mostrará a todos o que foi escrito. Em seguida, o próximo colega fará o mesmo, até que todos tenham participado da brincadeira. Não há vencedores ou perdedores, mas com certeza será garantia de muitas gargalhadas e diversão.
Está quente, está frio: Um participante esconde um objeto, enquanto os outros fecham os olhos. A voz de pronto, as crianças saem a procurar. O que escondeu o objeto vai alertando, conforme a distância que estiverem do esconderijo: Está quente (quanto próximo), Está frio, (quando distanciado), Está queimado (quando bem perto). Quem encontrar o objeto será o encarregado de escondê-lo na repetição da brincadeira. Confecção de brinquedos: Vamos começar? Então, mãos a obra!
Bonecos articulados feitos com uma variedade de reciclados. Uma atividade lúdica, divertida para você fazer com seu filho. Ele irá se divertir muito e ficar muito orgulhoso do resultado.
Materiais:
- embalagem de amaciante ou garrafão de água
- garrafa pet
- tampas de leite ou de suco
- fita isolante colorida
- elástico redondo
- tesoura e estilete
- furador ou ferro de solda
- ferro de passar roupa
Como fazer:
1 - Lave bem todas as embalagens e tampas.
2 - cortar e enrolar as bordas das partes superiores das garrafas pet, no ferro de passar roupa.
3 - furar as tampas e as embalagens com o ferro de solda
4 - passar o elástico pelo buraco das tampas até formar o tamanho do braço desejado
5 - passar pela embalagem
6 - fazer o outro braço e dar nós nas pontas
7- passar uma tampa pelo elástico e acrescentar as partes superiores de garrafa pet, até formar uma perna
8 - passar pela embalagem
9 - fazer a outra perna e dar nós nas pontas
10 - fazer a cara e os outros detalhes com fita isolante colorida
11 - inventar outros detalhes
CANTIGAS INFANTIS
A casa
Era uma casa muito engraçada
Não tinha teto, não tinha nada
Ninguém podia entrar nela, não
Porque a casa não tinha chão
Ninguém podia dormir na rede
Porque na casa não tinha parede
Ninguém podia fazer pipi
Porque pinico não tinha ali
Mas era feita com muito esmero
Na rua dos bobos número zero
Cai, cai balão
Cai cai balão, cai cai balão
Na rua do sabão
Não cai não, não cai não, não cai não
Cai aqui na minha mão
Cai cai balão, cai cai balão
aqui na minha mão
Não vou lá, não vou lá, não vou lá,
Tenho medo de apanhar
Escravos de Jó
Escravos de Jó
Jogavam caxangá
Tira, põe
Deixa o Zé Pereira ficar
Guerreiros com guerreiros
Fazem zig, zig, zag
Guerreiros com guerreiros
Fazem zig, zig, zag
ATIVIDADE: Onde está Wally?
DiCAF/DA/CRHU
Programa Sócio Cultural
|