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HISTÓRICO CONVÊNIO 

Código Contrato 0638

 

1982 - Contrato  assinado com a Unimed/Campinas

è    Contratação direta - Não havia a obrigatoriedade de licitação para empresas de      Economia Mista.

è    Administração do Plano – Cabia às prestadoras de serviços.

è    Forma de Reajuste – Negociação entre as partes – utilização do convênio.

è    Quem podia participar?

1) Empregados e dependentes legais (cônjuges + filhos sem limite de idades).

2) Usuários que não tinham dependências de lei:  pais, sogros, irmãos.

3) Dependentes designados pelo INSS.

è    Sem limite de consultas e exames.

è    Subsídios através de tabelas.

 

1998 – Regulamentação dos Convênios Médicos.

è    Lei 9656/98 – Administração dos Planos de Saúde passa a ser de responsabilidade do Ministério Saúde.

è    Forma de Reajuste – Através dos índices econômicos – Para mudar a cláusula de reajuste contratual a COHAB deveria licitar o plano, assim manteve-se o reajustamento através de utilização do convênio.

è    Dependentes legais:

 1) Cônjuges e Filhos até maioridade.

 2) Filhos solteiros podia incluir os pais e,

 3) Dependentes econômicos - designados INSS.

è    A COHAB manteve no convênio todos os que haviam sido incluídos anteriormente mesmo fora da regra de dependência.

è    Sem limites de consultas e exames.

è    Subsídios através de tabelas.

 

Janeiro/2002 – Ministério da Saúde cria a ANS – AGENCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR.

è    A administração Convênios Médicos passa a ser de responsabilidade da ANS.

è    Reajuste índices econômicos – COHAB Manteve a decisão de reajustamento através da utilização do convênio médico.

è    Dependentes legais: cônjuges e filhos até maioridade. A COHAB manteve no convênio todos os que haviam sido incluídos anteriormente, mesmo fora da regra de dependência.

è    Conceito ANS = Para manter plano saudável é necessário ter usuários saudáveis. Para isso se faz necessário praticar a Medicina Preventiva – Não esperar ficar doente para ir ao médico.

è    Estudo - 4 consultas anuais por usuário: ter especialistas fixos durante os tratamentos.

è    Implantado o Fator Equilíbrio (FE) – 4 guias anuais para cada usuário.  A partir da 5º guia seria cobrado valor fixo.

è   A COHAB manteve as demais cláusulas e subsídios existentes.

 

2005 – Implantando Fator Moderação (FM).

è   Cobrança de percentual sobre as consultas realizadas.

è    Início – 30% sobre o valor das consultas que a Unimed paga aos seus cooperados.

è    2007 – 50% sobre o valor das consultas que a Unimed paga aos seus cooperados.

è   Mantém as demais cláusulas e subsídios.

 

2006 – Assinatura Contrato Inativos.

Obrigatório por força de lei - Lei nº 9656/98. Destina-se a todos os ex-empregados:

è    Dispensados sem justa causa: tempo de permanência no convênio = dependerá do tempo que foi usuário do convênio.  Limitado a dois anos.

è    Aposentado = usuário por mais de 10 anos torna-se vitalício, inclusive se houver mudança do convênio médico

 

2009 – Negociação do Reajuste Anual.

è    Dependentes: só os permitidos por lei. A COHAB excluiu do plano principal os filhos que completaram maioridade, pais e os demais dependentes econômicos.

è    Assina Contrato de Agregados: para a inclusão de pais, sogros e dependentes econômicos – sem os subsídios da COHAB.

è    Atualmente a Unimed não aceita a inclusão de novos usuários.

è    Mantém as demais cláusulas e subsídios.

è   Resolução Normativa – Alterações nas coberturas - Não é opcional.

 

2016 – Fator de Moderação sobre os exames

è    20% sobre os exames realizados.

Tabela de fornecedores da Unimed.

Limite: R$ 230,00 mensais.

Para calcular limite: Exames + Consultas.

Procedimentos de Fisioterapia, Radioterapia e Psicoterapia e Pronto Socorro – São considerados exames.

O Percentual de cobrança de co-participação assim como o reajuste depende da utilização do convênio.

 

 PRINCIPAIS COBERTURAS DO CONVÊNIO

 

 

è    Planos: Coletivos e Privativos: Ambos têm a mesma cobertura, só é diferente no caso de internação: plano privativo dá direito a quarto privativo com acompanhante A COHAB Subsidia o mesmo valor para os dois planos. 

è    Consultas ambulatoriais, consultórios, hospitais e Pronto Socorro = Todas as especialidades médicas.

è    Retorno – 27 dias para o retorno consultas (consultórios).

è    Nutricionista e Psicólogo = quando solicitados pelo médico.

è    Exames = Todos os tipos de exames, inclusive os mais sofisticados (excluem-se tratamentos/exames estéticos).

è    Tratamentos Especiais: hemodiálise, quimioterapia e radioterapia.

è    Tratamentos Psiquiátricos: transtornos mentais, intoxicação ou abstinência por alcoolismo e dependências químicas.

è    Internações: tratamentos, cirurgias, próteses decorrentes de atos cirúrgicos.

è    Benefício Família – PEA – Plano de Extensão Assistencial – 5 anos de convênio médico gratuito para os dependentes no caso de falecimento do titular.

è    ADUC – Assistência Domiciliar: pacientes crônicos de todas as idades, por meio de equipe médica multidisciplinar.

è    Unimed Help: serviços de remoção aérea e terrestre, em regime de plantão de 24 horas, que atua no atendimento pré e inter-hospitalar. 

 

 

 

 

Utilizar o Convênio médico de forma racional, trará muitos benefícios na hora de  negociar o reajuste anual.

 

 

Abaixo seguem algumas dicas para a boa utilização do convênio.

 

è    Pratique a medicina preventiva. Consultas preventivas e periódicas.

è    Dê continuidade no seu tratamento.

è    Agendar consultas periódicas próximas.

è    Negociar retorno. 

è    Negociar exames médicos.

è    Tenha pasta clínica médica para controle das consultas e exames.

è    Cuidado com a peregrinação médica.

è    Oriente seus dependentes.

è    Desmarque consultas quando não puder comparecer.

 

è    Cadastre-se no site da Unimed para conferir os exames, consultas e gastos dos procedimentos realizados.

è    Guarde uma cópia da solicitação dos exames médicos e confira no site, os exames cobrados.

è    Todos os exames, excluídos os estéticos, têm cobertura. Portanto não faça nenhum pagamento de exames a médicos. Antes pesquise a cobertura.

è    Denuncie as irregularidades através da Ouvidoria da Unimed – Site.

 

 

 

 

 

O Pronto Socorro (PS) deve ser usado nos casos de urgência e emergência. A utilização adequada do PS permite que as pessoas usufruam melhor dos serviços de atendimento emergencial.

 

Diferença de urgência e emergência:

 

Urgência: São consideradas urgências as necessidades que as pessoas valorizam subjetivamente como inadiáveis e que as induzem a buscar assistência com maior celeridade frente a outros problemas de saúde.

 

Emergência: Os atendimentos de emergência são os que implicam em risco imediato de morte, constatado por critérios clínicos.

 

Média de Consultas em Pronto Socorro dos últimos doze meses na COHAB/CAMPINAS: 350 consultas

 

Por que devo evitar o uso do Pronto Socorro por motivos de rotina?

 

Porque as consultas em Pronto Socorro devem ocorrer somente em caso de urgência. Encarece o Plano e não dá atendimento adequado.

 

è    Porque o atendimento de urgência combate somente os sintomas, não investiga a causa da doença. O atendimento em PS também não lhe dá direito ao retorno e acompanhamento com o mesmo médico.

 

è    Porque nos atendimentos em PS não há continuidade no tratamento.  Ao final do atendimento o médico plantonista sempre aconselha que procure um especialista para atender a sua necessidade.

è    Porque todos os procedimentos realizados em PS são considerados exames, portanto há a cobrança de 20%.

 

COMO UTILIZAR O CADASTRO SITE UNIMED CAMPINAS

 

 

No site da Unimed/Campinas: www.unimedcampinas.com.br entrar em cliente não cadastrado informar seus dados gerar senha de acesso

 

Será encaminhada uma senha de acesso para o seu e-mail. Na primeira utilização deverá ser trocado a senha provisória.

 

Na primeira vez o sistema perguntará se concorda com o armazenamento dos exames no site. A finalidade é para que a Unimed tenha condições de analisar as solicitações de exames médicos. É um projeto piloto e, por enquanto, somente o Laboratório Franceschi está disponibilizando as informações no sistema.

 

 

Nesta tela o usuário poderá acompanhar seus custos e agendamento do convênio

 

Comunicados: Informativos da Unimed/Campinas.

Pagamentos: Não está disponível por se tratar de plano empresarial – responsabilidade de pagamentos das faturas da COHAB/Campinas. 

Dados Pessoais: Informações sobre seu cadastro no convênio.

Gastos por família: Informações dos gastos de sua família. O titular terá informações suas e de seus dependentes 

Coberturas: Ao digitar o código do exame solicitado pelo seu médico será informado a cobertura e o valor de co-participação (20% que será cobrado do empregado). Aqui também poderá solicitar re-análise de negativas para algum procedimento.

Saúde on-line: Para acompanhamento de liberação de guias, agendamentos de exames e consultas.

Contratos: Informações quando há extensão de atendimento – Intercâmbios (para empregados que residem em outras cidades/estados).

 

 
Acervo da Biblioteca    
   
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