Dia da Mundial da Alimentação, é comemorado no dia 16 de outubro em diversas partes do mundo.
A data foi implementada para alertar sobre a importância alimentação saudável, acessível e de qualidade, chamada de “Segurança Alimentar e Nutricional”.
Também foca nos problemas sociais associados a ela, por exemplo, a fome, a desnutrição, a pobreza, dentre outros.
Segundo a Constituição e a Declaração Universal dos Direitos Humanos, todos os seres humanos têm direito à alimentação.
Porém, sabemos que muitos ainda passam fome e sofrem com carências nutricionais. Esse problema tem gerado um grande impacto na saúde de milhares de pessoas.
Os dados do IBGE, estimam que no Brasil cerca de 7 milhões de pessoas convivem com a “insegurança alimentar grave”. No mundo, seriam 805 milhões de pessoas em estado de subnutrição.
Origem da Data
A data foi criada para assinalar a fundação da “Organização das NaçõesUnidas para a Agricultura e Alimentação” (FAO-Food and Agriculture Organization),fundada em 1945.
Seu principal objetivo é elevar os níveis de nutrição mundiais.Estabelecido pela ONU em 1979, o Dia Mundial da Alimentação ocorre em mais de 150 países no mundo, desde 1981.
Temas
A cada ano, um tema é escolhido para abordar a sua importância. Veja abaixo o tema escolhido para o ano de 2017.
Mude o futuro da migração. Investir na segurança alimentar e no desenvolvimento rural.
Segunda Sem Carne
Um dos projetos que promovem a alimentação saudável no Brasil é a “Segunda Sem Carne”, instituída em 2009.O principal objetivo da campanha é conscientizar as pessoas dos impactos ambientais que causam os produtos de origem animal.
A proposta é que as pessoas retirem a carne da alimentação pelo menos uma vez na semana.
Além disso, propõe uma mudança de hábitos e um conhecimento maior sobre os vegetais, legumes e verduras e seus benefícios para a saúde.
No Brasil, anualmente, são desperdiçados 41 mil toneladas de alimentos, segundo Viviane Romeiro, coordenadora de Mudanças Climáticas do World Resources Institute (WRI) Brasil, uma instituição de pesquisa internacional. Isso coloca o Brasil, segundo ela, entre os dez países que mais perdem e desperdiçam alimentos no mundo.
“Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.” (Mahatma Gandhi)
Fonte: https://www.todamateria.com.br/dia-mundial-da-alimentacao/
http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2016-06/brasil-desperdica-40-mil-toneladas-de-alimento-por-dia-diz-entidade
Organização e edição da matéria: Coordenadoria de Recursos Humanos
Programa Sociocultural
DiCAF/DA/CRHU
|