O Dia do Arquivista é comemorado em 20 de Outubro, no Brasil.
A data celebra o profissional responsável em cuidar, organizar e arquivar acervos e documentos privados, públicos e/ou pessoais.
Atualmente no Brasil, existe o curso de ensino superior em Arquivologia.
A Lei nº 6.546, de 4 de Julho de 1978, regulariza e oficializa a profissão de Arquivista e Técnico de Arquivo no país. Outro aspecto importante foi a criação do Conselho Nacional de Arquivos, através do mesmo Decreto Lei.
Origem do Dia do Arquivista
No dia 20 de Outubro de 1823, o então deputado Pedro de Araújo Lima, que viria a ser conhecido como Marquês de Olinda, apresentou a proposta para a criação do primeiro Arquivo Público do Brasil.
Para reforçar ainda mais a significância desta data para os arquivistas, foi coincidentemente no dia 20 de Outubro de 1971 que a Associação dos Arquivistas Brasileiros (AAB) foi inaugurada.
Assim, o 20 de Outubro acabou por se tornar mais do que uma simples data para comemorar, mas também para homenagear e lembrar das conquistas obtidas ao longo dos anos pelos profissionais dessa área.
Embora não tenhamos no quadro de carreiras da Companhia a profissão de arquivista temos os empregados responsáveis pelo Arquivo Geral da Companhia.
Pessoas e empresas possuem documentos importantes que geram a necessidade de serem guardados. Porém, devido à importância que possuem, apenas guardá-los não é o suficiente. Precisam ser arquivados de maneira segura e organizada, para que sejam localizados com facilidade e agilidade, quando algo ou alguma ocasião exigir.
É de grande benefício quando existe a organização de documentos, pois, há controle e monitoramento mais precisos da documentação.
Para o Claúdio de Souza, que presta serviços no Arquivo Geral desde 1989, é muito importante para a Companhia porque guarda toda a "Memória da empresa" desde a sua criação até os dias atuais. Alí em guardado documentos importantíssimos dos adquirentes da empresa e dos empregados, além de outros igualmente importantes.
Cada pasta de arquivo é uma família e, ali no arquivo tem a história de aproximadamente 54 mil famílias beneficiados pela COHAB – disse ele.
Já o Edson Ricardo Patrocínio, que está na empresa desde 2012 prestando serviços no Arquivo Geral, pensa que o arquivo deve ser muito organizado. "Fica humanamente impossível localizar qualquer documento neste mar de papéis se não tiver organização. Daí a importância das pessoas devolverem as pastas/caixas ou documentos devidamente em ordem. Caso contrário, perde-se tempo demais e às vezes é impossível a localização". Advertiu.
Desde que comecei a trabalhar aqui, já ocorreram várias mudanças – disse o Claudio – por exemplo quando o arquivo passou a ser terceirizado, os 250 arquivos de aço com 4 gavetas se transformaram em 2.400 caixas.
Fotos do Arquivo ativo em 2011
Localizado na Rua São Carlos ( onde atualmente funciona o Auditório João de Barro)
E, mais uma importante mudança iniciará dentro de poucos dias. A partir do dia 30 de outubro começa o treinamento para a digitalização do Arquivo Ativo e o processo terá início com os documentos dos adquirentes da Vila Rica. São 454 pastas . Tem-se previsão de dois anos para a digitalização do Arquivo Ativo e o Inativo. Aproximadante 3 milhões de folhas serão digitalizadas.
Para o Claudio mais essa mudança será muito importante para a empresa pois dará mais segurança na guarda dos documentos. Sente-se honrado em fazer parte de toda esta mudança, especialmente para ele que conheceu todo o processo do arquivo da Companhia.
Algumas curiosidades contadas pelo Claudio e pelo Edson:
- É muito comum acharmos canetas e lápis perdidos nas caixas, mas recentemente encontramos uma faca. Não sei que foi algum recado para nós – brincaram eles.
- Também os bichinhos que aparecem para dar uma visitinha como por exemplo, lagartixas. Essas são as mais comuns.
- Outro dia, solicitamos uma caixa do arquivo e a empresa terceirizada mandou uma caixa cheia de laudos do hospital Madre Theodora. Ficamos imaginando as caras do pessoal que recebeu a nossa caixa cheia de pastas de adquirentes.
Isso parece ser uma coisa simples – disse o Claudio – mas tem toda uma logística quando são solicitados as caixas contendo as pastas de adquirentes, pois eles são convocados para atendimento na sede. Se a Coordenadoria que os convocou não tem os documentos em mãos para o atendimento terá de dispensá-los, já que atualmente o arquivo não fica mais na sede da Companhia e é bem dificil explicar isso a eles.
Organizar é uma arte. Parabéns a equipe que zelam pela memória de nossa empresa.
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Organização e edição da matéria: Coordenadoria de Recursos Humanos
Revisão de texto : Edison de Souza – Assessoria de Imprensa
Programa SocioCultural
DiCAF/DA/CRHU