Carlos Gomes
Antônio Carlos Gomes (Campinas,11 de julho de 1836—Belém,16 de setembro de 1896) foi o mais importante compositor de ópera brasileiro.
Destacou-se pelo estilo romântico, com o qual obteve carreira de destaque na Europa. Foi o primeiro compositor brasileiro a ter suas obras apresentadas no Teatro alla Scala, em Milão o patrono da cadeira de número 15 da Academia Brasileira de Música.
A vida de Antônio Carlos Gomes foi marcada pela dor. Muito criança ainda perdeu a mãe, Fabiana Maria Jaguary Cardoso, tragicamente assassinada aos vinte e oito anos. Seu pai, Manoel Jose Gomes, vivia em dificuldades, com diversos filhos para sustentar. Com eles formou uma banda musical, onde Carlos Gomes iniciou seus passos artísticos. Desde cedo revelou suas vocações musicais incentivado pelo pai e, depois por seu irmão, José Pedro de Sant'Ana Gomes.
Aos 15 anos de idade compôs valsas, quadrilhas e polcas. Aos 18 anos, em 1854, compôs a primeira missa, Missa de São Sebastião, dedicada ao pai e repleta de misticismo. Em 1857 compôs a modinha Suspiro d'Alma, com versos do poeta romântico português Almeida Garrett.
Ao completar 23 anos já apresentara vários concertos com o pai. Lecionava piano e canto, dedicando-se sempre ao estudo das óperas. Era conhecido também em São Paulo, onde realizava frequentemente concertos e, onde compôs o Hino Acadêmico, ainda hoje cantado pela mocidade da Faculdade de Direito.
Em 4 de setembro de 1861, foi cantada, no Teatro da Ópera Nacional, A Noite do Castelo, o primeiro trabalho de fôlego de Antônio Carlos Gomes, baseado na obra de Antônio Feliciano de Castilho. O Imperador, entusiasmado com o sucesso do jovem compositor, agraciou-o com a Imperial Ordem da Rosa.
Dois anos depois desse memorável triunfo, Carlos Gomes apresenta sua segunda ópera, Joana de Flandres, com libreto de Salvador de Mendonça, levada à cena em 15 de setembro de 1863.
A 8 de novembro de 1863, o estudante partiu para a Europa levando consigo recomendações de Dom Pedro II para o Rei Fernando, de Portugal, pedindo que apresentasse Carlos Gomes ao diretor do Conservatório de Milão, Lauro Rossi, onde foi estudar.
Em 1866, Carlos Gomes recebia o diploma de mestre e compositor. Sua primeira peça musicada foi Se sa minga, em dialeto milanês, com libreto de Antônio Scalvini, estreada, em 1 de janeiro de 1867, no
Teatro Fossetti. Um ano depois, surgia Nella Luna, com libreto do mesmo autor, levada à cena no Teatro Carcano.
Carlos Gomes já gozava de merecido renome na cidade de Milão, grande centro artístico, mas continuava saudoso da pátria e procurava um argumento que o projetasse definitivamente. Certa tarde, em 1867, passeando pela Praça do Duomo, ouviu um garoto apregoando: “Il Guarany! Il Guarany! Storia interessante dei selvaggi del Brasile!” Tratava-se de uma péssima tradução do romance de José de Alencar, mas aquilo interessou de súbito o maestro. E assim, em 19 de março de 1870, estreou O Guarani, que apesar de não ser a sua maior nem a melhor obra, foi aquela que o imortalizou.
Na Itália, Carlos Gomes escreveu, a seguir, Fosca, considerada por ele sua melhor obra, Salvador Rosa e Maria Tudor.
Nessa época, Carlos Gomes, porém, não mais perseguia somente a glória. Abalado por seguidos e profundos desgostos, doente, desiludido, procurava uma situação que lhe permitisse viver em sua pátria e ser-lhe útil. Seu estado, contudo, era mais grave do que supunha.
De volta à Itália, compôs a grande ópera Lo Schiavo, que foi levada à cena, pela primeira vez, em 27 de setembro de 1887, no Rio de Janeiro, em homenagem à Princesa Isabel, a Redentora, com esplêndido sucesso.
Em 3 de fevereiro de 1891, Carlos Gomes estreia, no Scala de Milão, a ópera Condor, com grande êxito, pois, nessa peça, apresentara uma nova forma, muito mais próxima do recitativo moderno.
Carlos Gomes morreu às 22 horas e 20 minutos de 16 de setembro de 1896.Seu corpo foi embalsamado e exposto à visitação pública, cercado de flores e objetos como partituras e instrumentos, bem de acordo com a idealizada “morte bela” do Romantismo.
Os gloriosos despojos do maestro, se encontram hoje no magnífico monumento túmulo, aqui em Campinas, sua terra natal. O Museu Carlos Gomes, reúne objetos e partituras do compositor.
A obra e vida do compositor e maestro Calos Gomes será revisitada em um conjunto de atividades durante o mês de setembro com palestras, dança, coral, missa, lançamento de livro e música. O legado sonoro do maior compositor de óperas das Américas irá movimentar Campinas
O Mês Carlos Gomes é realizado pela Prefeitura, por meio das secretarias da Cultura e da Educação, em parceria com entidades culturais representativas da cidade e durante todo esse mês, estão ocorrendo diversas atrações e espetáculos em homenagem a ele. Confira abaixo a programação especial do que ainda está por vir.
15 – Setembro – Sexta-feira, 20h
Grande Concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, regência do Maestro Victor Hugo. Participação especial dos vencedores do “X Concurso Estímulo para Cantores Líricos” e do Conservatório Carlos Gomes com Bandinha cênica do curso infantil, infanto-juvenil e corais regidos por Leandro Gouveia com a protofonia de O Guarani e a Cantata da Primavera de Léa Ziggiatti M.: Orlando Fagnani
Local: Teatro Municipal “José de Castro Mendes”
Praça Correa de Lemos, s/nº - Vila Industrial
16 – Setembro – Sábado, 20h
Grande Concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, regência do Maestro Victor Hugo. Participação especial dos vencedores do “X Concurso Estímulo para Cantores Líricos” e do Conservatório Carlos Gomes com Bandinha cênica do curso infantil, infanto-juvenil e corais regidos por Leandro Gouveia com a protofonia de O Guarani e a Cantata da Primavera de Léa Ziggiatti M.: Orlando Fagnani
Local: Teatro Municipal “José de Castro Mendes”
Praça Correa de Lemos, s/nº - Vila Industrial
17 – Setembro – Domingo, 10h30
Missa em Memória de Antônio Carlos Gomes. Participação do Coral Pio XI, sob regência do Maestro Oswaldo Antônio Urban.
Local: Igreja Divino Salvador
Av. Júlio de Mesquita, 126 - Cambuí
17 – Setembro – Domingo, 16h
Homenagem diante do Monumento Túmulo de Antônio Carlos Gomes.
- Deposição de Flores pelo Rotary Clube Carlos Gomes, Conservatório Carlos Gomes, ABAL Campinas e Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Campinas.
- Palavras do Presidente do Rotary Carlos Gomes, Daniel Alvarenga.
- Orador Oficial da Cerimônia, Alcides Ladislau Acosta.
Local: Monumento Túmulo de Antônio Carlos Gomes, na Praça Bento Quirino - Centro
19 – Setembro – Terça-feira, 20h
Lançamento do Livro “Carlos Gomes – Uma nova estrela, sou e sempre serei o Tonico de Campinas e do Brasil”
Autor: Jorge Alves de Lima
Local: Festival de Ópera do Theatro da Paz – Belém/PA.
23 – Setembro – Sábado, 20h
Concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, regência do Maestro Victor Hugo.
Local: Igreja do Nazareno Central de Campinas.
R. José Paulino, 1829 – Centro
23 – Setembro – Sábado, 20h
Cantata a Carlos Gomes nas janelas do Jockey Club Campineiro.
Cantores da ABAL Campinas
Local: Jockey Club Campineiro
Praça Antônio Pompeu, 39 - Centro
24 – Setembro – Domingo, 20h
Concerto a Carlos Gomes – Participação Orquestra Sinfônica de Americana, sob a regência do Maestro Álvaro Peterlevitz e Cantores da ABAL: Marina Gabetta, João Gabriel Bertolini, Nelson Nicola Dimarzio e Rafael Leoni.
Local: Igreja Nossa Senhora de Lourdes. R. Gonçalves César, 79 – Guanabara
26 – Setembro – Terça-feira, 20h
Apresentação da “Banda Carlos Gomes”
Local: Plenário da Câmara Municipal de Campinas.
Av. Eng.º Roberto Manger, 66 – Vl. Maria
27 – Setembro – Quarta-feira, 12h30
Almoço do Rotary Clube Carlos Gomes.
Homenagens e Palestra com Jorge Alves de Lima
Local: Salão da Assoc. Dos Rotarianos
R. Benjamin Constant, 1704 - Centro
28 – Setembro – Quinta-feira, 20h
Lançamento do Livro “Carlos Gomes – Uma nova estrela, sou e sempre serei o Tonico de Campinas e do Brasil”
Autor: Jorge Alves de Lima
Local: Hotel Vitória Campinas
Av. José de Souza Campos, 425 – Nova Campinas
29 – Setembro – Sexta-feira, 20h
Recital de Árias e Canções de Carlos Gomes, participação dos Cantores da ABAL. Entrega do Diploma de Mérito Cultura pelos 80 anos do Tenor Kohdo Tanaka, Divulgador de Carlos Gomes no Japão e China.
Local: Plenário da Câmara Municipal de Campinas.
Av. Eng.º Roberto Mange, 66 – Vl. Maria
30 – Setembro – Sábado, 11h
Apresentação do Coral Meninos Cantores de Campinas e Coro de Câmera do Conservatório Carlos Gomes, com a Soprano Andressa Barros, Pianista Flávia Cavalcante e Regente Leandro Gouveia. Repertório: Mama dice Conselhos, Bela ninfa de minh'alma e Quem sabe?
Local: Salão de Concertos Conservatório Carlos Gomes.
R. José Freitas Amorim, 155 – Jd. Santa Cândida
30 – Setembro – Sábado, 15h30
Sessão solene da Academia Campineira de Letras e Artes
Participação do Coral Pio XI sob regência do Maestro Oswaldo Antônio Urban.
Local: Academia Campineira de Letras e Artes.
R. Dr. Mascarenhas, 412 - Centro
27 – Outubro - Sexta-feira, 9h
Cerimônia Solene de entrega de Prêmios do Concurso Literário Carlos Gomes. Presenças: autoridades, convidados, palestrantes, jurados, jornalistas e escolas.
Local: a definir
31 – Outubro – Terça-feira, 20h
Recital dos vencedores do “X Concurso Estímulo para Cantores Líricos” e solene entrega de certificados.
Comemoração dos 116 anos de fundação do CCLA.
Local: Centro de Ciências, Letras e Artes
R. Bernardino de Campos, 989-Centro
Concurso Literário Carlos Gomes
Várias sessões:
20 e 27 de setembro – (Quarta-feira) – das 08h às 12h e das 14h às 16h
Programação da Secretaria Municipal de Educação, denominada “Carlos Gomes da Escola”, em conjunto com a Secretaria Municipal de Cultura e Rotary Clube Carlos Gomes e Jockey Club Campineiro, desenvolvida ao longo do mês. Participação dos alunos da 5ª série, de 44 escolas da rede municipal. Palestras musicadas com a apresentação do Vídeo sobre Vida e Obra de Carlos Gomes, participação de Nelson Barthelson (como Carlos Gomes).
Site no Portal da Prefeitura “A Campinas de Carlos Gomes” será a fonte para pesquisas na preparação dos trabalhos.
Local: Salão Vermelho do Paço Municipal
Programação rádio e TV – Vera Pessagno
PROGRAMA " PARTITURA" com entrevistas e trechos de óperas, canções, missas, aberturas, concertos, hinos do compositor
Local - Rádio Cultura de Amparo - FM-102,9
Datas - 17 e 24 de setembro, às 8h30
e dias 14/ 21 e 28 de setembro, às 20h30
PROGRAMA "PARTITURA" com entrevistas e trechos de óperas, canções, missas, aberturas, concertos, hinos do compositor
Local - Rádio Brasil de Campinas - AM- 1270
Datas – 17e 24 de setembro, às 12h30
e dias 16/23 e 30 de setembro, às 19h30
PROGRAMA "PARTITURA" com entrevistas e trechos de óperas, canções, missas, aberturas, concertos, hinos do compositor
Local - Rádio Educativa de Campinas - FM- 101,9
Datas – 17 e 24 de setembro, às 21h30
Programa "PARTITURA NA TV" com entrevistas e trechos de óperas, canções, missas, aberturas, concertos, hinos do compositor
Local - TV Comunitária de Campinas & Região - Canal 8 da NET
Datas –15/17/19/20/22/24/26/27 e 29 de setembro, às 12h30
dias 14/21 e 28 de setembro, às 15h30
dias 17 e 24 de setembro, às 17h30
e dias 17/20/24 e 27 de setembro, às 23h30.
Referências Bibliográficas
https://pt.wikipedia.org/wiki/Carlos_Gomes
http://www.campinas.com.br/cultura/2017/08/mes-carlos-gomes-reune-diversas-atividades-culturais-gratuitas-em-campinas
Programa SocioCultural
DiCAF/DA/CRHU/
|