Foi escolhido como dia do contador o dia 22 de setembro (Dia do Bacharel em Ciências Contábeis), por ter sido criado, nesta data, em 1945, o Curso de Ciências Contábeis.
A criação da data homenageou o surgimento do curso de Ciências Contábeis na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ou seja, a data marca um fato histórico: a criação do primeiro curso de Ciências Contábeis no Brasil, com a assinatura do Decreto-lei nº 7.988, em 22 de setembro de 1945, pelo então presidente Getúlio Vargas.
Antes, havia dois cursos técnicos: o de Contabilidade e o de Contador, mas nenhum com validade de ensino superior. O documento assinado por Vargas determinou a criação de um curso com duração de quatro anos e seguindo regime anual. Do primeiro ao terceiro ano, o aluno deveria cursar cinco disciplinas. No último ano de estudo, eram ministradas seis disciplinas.
Justamente por ter em mãos todas as informações financeiras sobre a vida da empresa, o contador é o profissional com o conhecimento e com a experiência suficiente para atuar na gestão orçamentária e auxiliar os administradores em suas tomadas de decisões.
Pelos relatórios gerenciais elaborados pelo contador do histórico financeiro da empresa, do mapeamento de gastos,
de investimentos e da identificação de pontos de melhoria, o profissional de contabilidade é capaz de ter uma visão geral sobre o negócio.
Assim, ele aponta as melhores formas para atingir o objetivo do negócio, independentemente do seu tamanho. Aliás, o contador é um profissional essencial em qualquer companhia, seja ela uma microempresa ou uma grande corporação. O seu conhecimento pode ser aplicado em qualquer estrutura empresarial. Exatamente por esse motivo, a atividade do contador acompanha as demandas vindas da diretoria e ele está sempre condicionado às necessidades de um negócio.
Entrevistando a Senhora Alba Regina Aleixo Campos de Almeida – Gerente Financeira Contábil da COHAB/CAMPINAS ela explicou-nos que
existe a necessidade de especialização diferenciada para os profissionais de carreira pública em relação à privada, pois segundo ela , a escrituração contábil pública e privada são diferentes, então há sim uma necessidade de especialização. As legislações são específicas para cada atividade. Para a atividade pública há necessidade de aprovação em concurso público e na particular para manter-se no mercado você deve estar atualizado e prestar um serviço de qualidade.
Alba explixou ainda que, contadores são pessoalmente responsáveis pelos atos culposos junto aos clientes e pelos atos dolosos perante terceiros, solidariamente com o cliente, pelo prazo de cinco anos, a partir do conhecimento do fato, pode ser exigido do contador a reparação dos danos causados. Que constitui crime previsto no Código Penal. A falsificação ou alteração de documentos, incluindo aí os livros mercantis. Perante a lei de falências, informações inexatas no balanço, omissão de lançamento na escrituração contábil e dados apagados em sistemas informatizados são crimes que podem resultar até em seis anos de reclusão do contador.
Agora, junto ao contribuinte, por atos de falsidade em documentos por ele assinados e por irregularidades de escrituração cujo objetivo é fraudar impostos.
Sobre a escolha de sua carreira, Alba contou que o pai trabalhava na Escola Técnica de Comércio Bento Quirino , então fez o colégio técnico de contabilidade. Gostou muito da carreira e assim que se formou, entrou na Cohab-Campinas. Atuou na área contábil desde 1977 e que é feliz na sua profissão. Seu maior desejo participar na elaboração de um resultado positivo para a nossa empresa.
Sobre o que futuro reserva à profissão contábil, entende que com as alterações introduzidas nas Normas Brasileiras Contábeis as empresas buscam a harmonização das Demonstrações Contábeis, então para ela é gratificante a participação do Contador na evolução e segurança de menores riscos.
"Estamos na globalização contábil", concluiu.
Com o seu trabalho, o Contador é responsável pelas informações que podem fazer com que as pessoas e as empresas tomem as decisões corretas em seus negócios e empreendimentos. Por isso, parabéns a todos os profissionais da área.
Bibliografia
http://www.socontabilidade.com.br/
http://www.ceuma.br/portal/dia-do-contador-22-de-setembro/
Programa SocioCultural
DiCAF/DA/CRHU
|