18 de Agosto
Dia do Estagiário
Estagiário (do latim stagium pelo francês stage), profissional em começo de carreira, sujeito a revogação de direitos previstos em lei pelo seu grau hierárquico.
O DIA DO ESTAGIÁRIO foi instituído como forma de homenagear todos os acadêmicos que se dividem entre os estudos e o estágio, buscando a preparação para o futuro profissional.
A data está no Decreto 87.497 de 18 de agosto de 1998. Considerado como ser um início de carreira, o estágio é a aprendizagem social, profissional e cultural capaz de proporcionar ao estudante a participação real no mercado de trabalho.
A VIDA PROFISSIONAL da maioria dos trabalhadores com alguma formação técnica ou superior tem início no estágio, que consiste num período de aprendizado para o futuro profissional permitindo que os conhecimentos obtidos no processo de formação sejam praticados no ambiente de trabalho. Para o profissional em início de carreira, o estágio é uma porta aberta para o aprimoramento dos conhecimentos adquiridos na escola ou universidade. Para as empresas, trata-se de uma forma de treinar e experimentar novos colaboradores, já que muitas ofertas de estágio oferecem a possibilidade de contratação.
Para Gabriele Pavani – Estagiária na Coordenadoria de Administração - Desde que iniciou seu estágio na COHAB, vem obtendo oportunidades de aprimorar seus conhecimentos práticos, pois, entende que o estágio é um complemento de aprendizado da sala de aula indispensável para o sucesso e desenvolvimento da carreira profissional.
A Janice Andrade, que está concluindo seus estudos no Serviço Social, atualmente está estagiando na Coordenadoria de Ação Social, diz que foi de grande importância porque adquiriu conhecimento de trabalho social na área habitacional.
“O estágio me ajudou a entrar no mercado de trabalho, passei a ter contato com a área em que estudo no caso a engenharia civil. Tive a experiência de como funciona a rotina da área técnica de uma empresa”, comentou Julia Andrade – Estagiária de Engenharia Civil na Coordenadoria de Obras e Avaliações.
Mateus Martins diz que o estágio na COHAB, no Departamento Jurídico, tem proporcionado uma perspectiva da atuação do advogado dentro do processo jurídico, dando a oportunidade de colocar em prática os seus conhecimentos adquiridos em sala de aula, ou seja, tem sido de altíssima importância estagiar na Empresa.
O ESTÁGIO é de suma importância para a vida acadêmica e profissional do aluno. É uma etapa importante no processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno, porque promove oportunidades de vivenciar na prática conteúdos acadêmicos, propiciando desta forma, a aquisição de conhecimentos e atitudes relacionadas com a profissão escolhida pelo estagiário. Além disso, o programa de estágio permite a troca de experiências entre os funcionários de uma empresa, bem como o intercâmbio de novas ideias, conceitos, planos e estratégias. Assim, o estudante pode reter melhor o conhecimento sobre a profissão escolhida, através da experiência galgada durante o programa de estágio.
De fato, comenta Gabriele Pavani, o estágio na Cohab proporciona a oportunidade de aprender, desenvolver e aplicar meus conhecimentos e automaticamente tenho vivências de situações de trabalho da minha futura profissão.
“O estágio está contribuindo muito para a preparação de minha profissão. Conhecer a questão social através dos movimentos populares, vivenciados no dia a dia aqui na COHAB e até mesmo na SEHAB foi muito importante para mim”, afirma Janice Andrade.
Para Julia Andrade “O estágio ajudou-me a perceber que existem diversas áreas de atuação da engenharia como por exemplo a avaliação de imóvel, que eu pude aprender mais enquanto trabalho aqui. Tive grandes experiências, que com certeza, contribuíram para o meu desenvolvimento profissional”
O estudante Mateus Martins diz que “Ainda fica difícil saber o que contribuiu, entretanto tenho certeza que ao me formar, terei facilidade de desenvolver a advocacia, seja pela elaboração de peças de todos os gêneros, seja pela vivência do mundo jurídico.
UM SENHOR ESTAGIÁRIO
De forma muito interessante e humorada, este filme
aborda questões relacionadas ao conflito de gerações.
De um lado, há a superativa chefe descolada da empresa nascida na internet, antenada com as maravilhas do mundo moderno e do outro, há o senhor de 70 anos, viúvo e entediado, que se empolga com a oportunidade de voltar a ser estagiário para ter com o que se ocupar.
De forma sutil e engraçada o filme trata sobre questões polêmicas como o retorno ao trabalho depois de aposentar.
Mas o mais importante é que podemos perceber que esse perfil do funcionário da terceira idade, apesar de toda dificuldade enfrentada por estes profissionais, ainda é uma constante no mercado de trabalho, principalmente porque o acesso ao estudo superior tornou-se mais fácil nos últimos tempos e, até pela maneira em que essas pessoas, dispostas a um novo aprendizado, estão se realizando em uma outra carreira depois de anos.
Robert De Niro dá um show de interpretação esbanjando simpatia, ensinando lições de cavalheirismo e equilíbrio, e de forma espetacular deixa claro que, o sucesso na vida profissional está na capacidade de se reinventar, independente do limite de idade.
Atualmente a COHAB/CAMPINAS tem vinte e oito estudantes, sendo seis homens e vinte e duas mulheres, estagiando nas diversas áreas de atuação da empresa. E, reconhecendo a importância desses profissionais para o desenvolvimento das atividades da Companhia, queremos parabenizá-los, neste dia, por já terem dado o primeiro passo em direção ao sucesso profissional.
As estagiárias Gabriele Pavani, Janice Andrade, Júlia Andrade e o estagiário Mateus Marins, entrevistados pela Coordenadoria de Recursos Humanos, nos contaram sobre suas experiências adquiridas no estágio realizado aqui na Cohab e falam das expectativas para o futuro.
CRHU – A experiência que você adquiriu ou está adquirindo na sua área, você considera suficiente?
Gabriele Pavani: Estou aprendendo constantemente com os colaboradores. Novos conhecimentos sempre serão bem-vindos, através das experiências que venho adquirindo percebo a necessidade de sempre estar me capacitando e atualizando para o mercado de trabalho.
Janice Andrade: É um aprendizado que pretendo dar continuidade para o meu futuro.
Júlia Andrade: A experiência que estou tendo na área de avaliação de imóvel eu considero suficiente, pois pude acompanhar todo o processo de uma avaliação desde o começo da vistoria até a elaboração dos laudos.
Mateus Martins: Acredito que sempre temos muito a aprender e o tempo que estagiei na Companhia foi o suficiente para ser um bom profissional e poder atuar em um processo.
CRHU – Quais são suas expectativas ao final desse estagio?
Gabriele Pavani: Pretendo até o final do estágio estar preparada para o meu primeiro emprego.
Janice Andrade: É a minha pretensão de desenvolver trabalhos sociais junto a habitação.
Julia Andrade: Minhas expectativas com o final do estágio é que futuramente eu consiga aplicar tudo que aprendi na COHAB junto com o conhecimento obtido na faculdade para me tornar uma grande profissional.
Mateus Martins: As expectativas são grandes, mas de forma singela espero contribuir até o último dia como se fosse o primeiro. Manter as amizades e sempre contar com o apoio que a empresa sempre proporcionou.
CRHU – O que você diria para outros estudantes que desejam estagiar na Cohab?
Gabriele Pavani: A COHAB é um ambiente de trabalho agradável, com colaboradores que sempre estão a disposição em nos ajudar. Temos a oportunidade de ganhar conhecimentos tanto na área que estamos estagiando, quanto na área da Gestão Pública.
Janice Andrade: Que é uma entidade muito importante para desenvolver o trabalho social no município de Campinas.
Julia Andrade: Eu diria para eles tentarem um estágio na COHAB, porque vale a pena. A COHAB tem uma equipe super atenciosa, são super dispostos a ajudar e nunca me senti pressionada ao ter alguma dúvida.
Mateus Martins: Vale muito!!! Invistam nessa oportunidade única, pois diferente de outros estágios, a COHAB auxilia em muito no aprendizado e formação profissional.
CRHU - Você pretende fazer algum curso de extensão ou pós-graduação na sua área?
Gabriele Pavani: Sim, no início do ano que vem iniciarei meu curso em RH, na ESAMC.
Janice Andrade: Sim tenho toda pretensão de me especializar com a pós-graduação de políticas públicas e regularização.
Júlia Andrade: Sim, pretendo continuar estudando. Estou pesquisando o que fazer e por hora não tenho nada definido.
Mateus Martins: Com toda certeza farei pós-graduação.
CRHU – Você prestaria concurso para Cohab? Porque?
Gabriele Pavani: Sim. Pois gosto das experiências e convívio com os colaboradores dentro da empresa, além dos recursos que a COHAB tem para crescimento profissional e pessoal.
Janice Andrade: Sim, é uma área em que me identifiquei com os projetos.!
Júlia Andrade: Sim, prestaria. Porque me identifiquei com a empresa desde os seus valores até serviços. E também tem um ambiente de trabalho muito agradável.
Mateus Martins: Não só prestaria, como prestei o último concurso da empresa, pois o ambiente de trabalho é incrível e os benefícios que a empresa concede são excelentes.
CRHU – O estágio proporcionou a você a oportunidade de descobrir outras habilidades que nem você mesmo sabia ser capaz? Cite algum exemplo.
Gabriele Pavani: Sim. O estágio vem me proporcionando diariamente novas descobertas, uma delas e a facilidade no relacionamento interpessoal/dinâmica que não sabia que tinha antes de iniciar o estágio.
Janice Andrade: – Na questão da habitação abriu mais minha visão no entendimento da questão, foi das ocupações foi do trabalho desenvolvido pela entidade Cohab e Sehab.
CRHU – Em quem você se espelha para sua vida profissional?
Gabriele Pavani: No meu pai. Ele sempre foi e será uma referência para mim, tanto na área profissional, quanto acadêmica. Espero que daqui uns anos eu possa atingir um pouco de suas experiências.
Janice Andrade: Meu pai Amandio Pires de Andrade.
Júlia Andrade: Me espelho no meu professor da faculdade da matéria de fundações, ele também trabalha com geotecnia e é apaixonado pelo que faz. Ele demostra o seu amor pela profissão o que torna a aula bem dinâmica e os alunos adoram ele. Espero também ser apaixonada pela minha profissão e poder inspirar alguém.
Mateus Martins: Eu me espelho muito no meu professor e orientador da faculdade, pois tenho a vontade de lecionar na faculdade algum dia.
CRHU – O que gostaria de deixar registrado como parte de sua experiência na empresa?
Gabriele Pavani: Estagiar por quase dois anos na COHAB está sendo de extrema importância para mim. Aqui tive muitas experiências boas, tanto na área administrativa, quanto na área pessoal. O auxílio dos Coordenadores e dos colaboradores que venho tendo é fundamental para o sucesso do estagiário.
Janice Andrade: Eu tenho origens de família vindo dos movimentos de lutas por moradia através dos movimentos populares de Campinas. Ao deixar meu estágio levo comigo a experiência e a serenidade que adquiri por ter feito parte da luta para sanar o déficit habitacional, a regularização de imóveis e ocupações na cidade de Campinas.
Júlia Andrade: -Gostei bastante dos meus colegas de trabalho, são pessoas supereducadas, o que deixou o ambiente de trabalho muito agradável. Pude aprender mais sobre o meu curso e ter experiência na área. Estagiar na COHAB foi uma grande oportunidade que tive e sou muito grata!
Mateus Martins: Agradecer a todos que me ensinaram de alguma forma as responsabilidades e comprometimento com a empresa. E que com toda certeza levarei para minha vida profissional.
Parabéns, SENHORES ESTAGIÁRIOS, e confiem sempre na capacidade de se reinventarem na profissão que escolheram.
Estagiárias do
Departamento Comercial
Coordenadoria de Ação Social
Estagiários do Departamento de Planejamento
Coordenadoria de Projetos e
Coordenadoria de Obras e Avaliações
Estagiários do
Departamento de Administrativo
Coordenadoria de Informática,
Coordenadoria de Recursos Humanos e
Coordenadoria de Administração
Estagiários do
Departamento de Jurídico
Fonte de Pesquisa:
www. Centraldeestagios.com.br
www.ciee.com.br
www.adorocinema.com.br
Preparação/organização da matéria/fotos: Coordenadoria de Recursos Humanos
Edição da matéria: Assessoria de Imprensa
DiCAF/DA/CRHU/Programa SocioCultural
|