23/10/2017
O serviço do eletricista é importantíssimo em qualquer tipo de construção, sendo essencial para o bom funcionamento e para a segurança das instalações elétricas. Desde sua descoberta, a eletricidade se tornou indispensável para a vida do homem, auxiliando-o no dia a dia, seja através dos eletrodomésticos, seja mesmo através da lâmpada.
O profissional eletricista é o responsável pela instalação e pela manutenção de toda rede elétrica de casas, prédios ou ruas. Essa rede de eletricidade é que garante conforto, facilidades e segurança aos seus usuários. Por ser algo muito perigoso, o trabalho com a eletricidade exige o uso de equipamento de segurança adequado. Além dos riscos próprios da manutenção das redes elétricas, muitas vezes os eletricistas são submetidos a ambientes empoeirados e de difícil acesso para a realização de seus trabalhos. Essas condições, acabam afetando seu corpo, como joelhos e coluna. O trabalho pode ser exercido em ambientes fechados ou áreas abertas, podendo ainda ser usados andaimes ou escadas.
A especialização do profissional é fundamental para a segurança e o bom funcionamento da instalação elétrica. Para o exercício da profissão de eletricista, exige-se, pelo menos, o nível escolar fundamental completo. Além disso, o eletricista profissional deve ter boa saúde, bom condicionamento físico, capacidade de concentração, habilidades manuais, bem como raciocínio matemático. Em 1998, o Procobre (Instituto Brasileiro do Cobre) organizou um banco de dados de eletricistas, que mantém um cadastro de todos profissionais habilitados. Para que o eletricista possa fazer parte desse banco de dados é necessário realizar uma avaliação que envolve conhecimentos práticos e teóricos, baseados na normalização de instalações elétricas brasileiras (NBR 5410).
O desperdício de energia elétrica se torna absurdo quando a instalação da rede é mal feita ou inadequada. Para que isso não aconteça, é necessário fazer verificações periódicas de toda a fiação, que deve ser capaz de suportar a corrente consumida pelos aparelhos da casa ou do prédio, pois caso contrário o risco de superaquecimento ou incêndios aumenta. É nesse momento que a ajuda de um bom eletricista profissional faz toda a diferença, desde a instalação até a verificação e a manutenção.
Para Josué Teixeira da Silva - Eletricista da Companhia desde 23/08/1999 - Economizar energia é muito importante, porque é muito caro e danoso para o meio ambiente gerar energia da forma como fazemos hoje. Além disso a estiagem no país tem afetado não só o abastecimento de água como também a geração de energia, pois grande parte da eletricidade que usamos é gerada nas hidrelétricas e os reservatórios que abastecem essas usinas estão com níveis de água muito baixo por conta da seca.
E nem precisa ter uma projeto arquitetônico para isso – disse ele – bastam algumas pequenas ações na nossa casa, que já terá uma mudança significativa na situação atual, por exemplo, trocar as lâmpadas antigas pelas lâmpadas de led, desligar aparelhos quando sair de casa ou não estiver usando e ter muito cuidado com as “gambiarras” elétricas. Isso além de gastar muita energia por causa do aquecimento poderá provocar vários acidentes indesejáveis.
Economizar energia é tão importante que o governo adota anualmente o Horário Brasileiro de Verão desde 1931. A prática de adiantar os relógios em uma hora durante os meses do verão ajuda a economizar a luz elétrica aproveitando por um período mais longo a luz natural.
Uma pequena homenagem aqueles que tornam nossa vida mais iluminada!!!
Fonte:
www.linkedin.com
Organização e edição da matéria: Coordenadoria de Recursos Humanos
Revisão de texto : Edison de Souza – Assessoria de Imprensa
Programa SocioCultural
DiCAF/DA/CRHU