A data celebra o profissional de engenharia, que é um profissional que aplica o conhecimento técnico e científico da engenharia, com base nos princípios da física e da matemática, e usa a criatividade para atuar na resolução de problemas. São responsáveis por projetar, confeccionar e executar materiais, estruturas, máquinas e obras de forma lógica, prática, observando sempre as regras e as normas técnicas e de segurança. Tida como uma das profissões essenciais para o desenvolvimento do país, ao longo de alguns anos, levou pelo menos, na última década a preferência dos jovens na escolha de cursos da área de engenharia na carreira superior. Agregando-se a, sua importância na qualidade de vida dos seres humanos, sendo fundamental para o aumento do IDH (Índice do Desenvolvimento Humano) segundo estudos da ONU.
Muitos produtos e serviços que revolucionaram nossas vidas saíram de suas mentes engenhosas, como automóveis, eletrodomésticos, foguetes, computadores e controle da poluição do ar, por exemplo. Desde uma casa simples, bem estruturada, até mansões maravilhosas e imponentes. Desde pequenos conjuntos habitacionais até arranha-céus de grande porte. De postos de saúde a hospitais. De calçadas a portentosas rodovias. Enfim, em todos os aspectos da necessidade humana de criar, crescer, progredir, viver melhor e com mais conforto, há a figura do engenheiro.
11 de dezembro foi escolhido para celebrar o Engenheiro Civil pois foi nessa data, em 1933, que a profissão foi regulamentada no Brasil, através do decreto no. 23.569, sendo fiscalizada pelos Conselhos Regionais de Engenharia e Arquitetura (CREA), subordinados ao Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura (CONFEA). Porém, em 1966, o decreto foi revogado pela Lei no 5.194/66 de 24 de dezembro, que hoje representa a legislação vigente de regulamentação da profissão. A lei atual estabelece as condições e regras para o exercício da profissão determinando direitos e deveres aos profissionais, além de impor condições no sentido de garantir proteção à sociedade, levando os profissionais a desempenharem suas funções com qualidade, responsabilidade e competência.
Instituições de educação técnica surgiram em muitos países para dar instrução avançada e conceder qualificações em engenharia. A ciência de planejar e executar construções chegou às universidades. O engenheiros passaram a considerar-se como tendo uma profissão e se organizam em associações que cuidavam dos seus interesses.
Hoje existem mais de 30 ramos de engenharia no qual é possível seguir carreira, porém dependendo das mudanças no mercado e em tecnologias esse número pode se expandir. O curso superior em Engenharia tem duração média de cinco anos e disciplinas básicas da área de matemática, química, física e cálculo, além de matérias específicas dependendo da engenharia escolhida. Mais de 200 universidades no Brasil oferecem cursos de engenharia
A formação do engenheiro e a regulamentação de seu exercício profissional devem levar em conta as necessidades da nação e o bem-estar da sociedade. Com base neste princípio, o processo de formação e qualificação do profissional requer um arcabouço maior de conhecimento, aliado à capacidade de análise mais profunda sobre a realidade política, social, lega, cultural, econômica e ambiental, além de outras habilidades exigidas para viver e conviver no mundo moderno.
Em todos os aspectos da vida humana é constante a presença da engenharia: na criação de um pensamento, feito de conhecimento teórico e de “saber fazer”; na preparação, na definição e na construção de caminhos para o futuro; na percepção de que o conhecimento é feito de conquistas cumulativas – e que é desse saber acumulado, dessa cultura, assentada em bases sólidas, científicas, que depende o nosso lugar no futuro.
Atualmente a administração da Diretoria Técnica da COHAB/CAMPINAS é de responsabilidade do Engenheiro Civil Jonatha Roberto Pereira. A gestão dos Departamentos subordinados a esta Diretoria é realizada pelo Engenheiro Dagoberto Degan Melchert e a coordenação de Obras e avaliações pela Engenheira Civil Hayda Beirigo Reis. Além disso a diretoria conta com mais 2 profissionais de engenharia Anderson Rodrigo de Oliveira, André Ramos Junior.
Para o Diretor Técnico Jonatha Roberto Pereira: A profissão de engenheiro civil é uma das mais antigas, conhecida em tempos passados como " construtores", teve sua passagem inicialmente pelas áreas militares até ser denominada de interesse de todas da sociedade, dando assim inicio aos primeiros cursos superiores com o nome de Engenharia Civil. O engenheiro civil é multidisciplinar, atua em diversas áreas como, estruturas, geotecnia, hidráulica, elétrica, gestão, planejamento, orçamentos e tecnologias. Uma das principais características do profissional é o raciocínio rápido e a lógica, estamos sempre prontos para resolver os problemas. Pressão e imprevistos fazem parte do dia dia.
Amo minha Profissão não me vejo fazendo outra coisa na vida além da engenharia civil - disse ele.
Já o Gerente do Departamento de Planejamento – Dagoberto Degan Melchert, acredita que a missão do Engenheiro pode ser, dentre outras, buscar atender a sociedade no contexto da sua área de concentração, isto é, participar com sua capacitação para integrar equipes para auxiliar e estudar as condições para viabilizar projetos relevantes para melhorar a condição de vida do coletivo.
Parabéns a todos os profissionais que se dedicam a esta profissão tão importante para o avanço da sociedade..
DiCAF/DA/CRHU/Programa SocioCultural
Organização da matéria – CRHU
Fotografias - Edison de Souza - Assessoria de Imprensa