noticias
seta volta noticias

 

 

Em todo o país, especialmente nas grandes capitais, nesta semana de 18 a 25 de setembro, estão sendo realizadas Campanhas de Conscientização por um trânsito melhor.

Nesta semana de conscientização são comemoradas duas datas muito importantes

 

No dia 22 de setembro - Dia Mundial Sem Carro. Surgiu como uma forma de alertar a população sobre os malefícios causados pelo uso de automóveis nas grandes cidades.

 

 

 

 

O Dia Nacional do Trânsito foi criado levando em consideração a mesma data da promulgação do Código Brasileiro de Trânsito (CTB) no ano de 1997, através da lei 9.503. A lei foi sancionada com o objetivo de aumentar o rigor nas fiscalizações nas vias de tráfego do Brasil e substituir a lei antiga datada de 1966, com o intuito de o número de acidentes no país.

 

O trânsito no Brasil é considerado bastante problemático, por causa do número de acidentes e, consequentemente, de vítimas. Um impactante estudo realizado pelo Instituto de Pesquisas em Transportes da Universidade de Michigan, realizado em 193 países com base em dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), aponta que, no Brasil, morrem mais pessoas no trânsito do que por outras causas consideradas graves, como câncer, doenças cardiovasculares e até homicídios. Em média, o país apresenta 22 mortes por acidente de trânsito a cada mil pessoas.

 

Aproveitando essa semana de reflexão, que busca a promoção de mais humanismo por onde trafegam automóveis, motocicletas, caminhões, ônibus, ciclistas e pedestres, convidamos nos nossos amigos de trabalho que ganham a vida dirigindo para contar suas experiências e desafios pelas ruas de nossa cidade e região.

 

 

O Alfredo Antônio Evangelho de Souza é Motorista da COHAB/CAMPINAS desde 13 de Outubro de 1998, entende que para exercer a profissão de Motorista é preciso, em primeiro lugar, gostar muito do que faz. Para ele a profissão exige muita calma, tranquilidade, paciência, conhecimento e respeito às leis do trânsito. “Precisamos até, aprender a dialogar com o trânsito senão ele nos mata”. Afirmou com conhecimento de causa.

 

 

 

 

 

Para muitos, qualquer um pode ser motorista, inclusive o profissional, porém para o Cicero Luís Pereira de Oliveira, que é Motorista da COHAB desde 22 de Janeiro de 2013, para o exercício de sua profissão é preciso em primeiro lugar saber diferenciar as coisas: ser motorista e ser um profissional motorista.

 

 

“A profissão, embora para muitos pareça simples, requer um grau de atenção altíssimo, pois além das regras do trânsito, lidamos com as diferenças das pessoas todos os dias, que estão sempre colocando seus compromissos em primeiro lugar, transformando no caos que enfrentamos todos os dias. Ainda temos que nos preocupar com a indústria de multa, que se estabeleceu na cidade, com uma quantidade absurda de câmeras, radares instalados em lugares impróprios, muitas vezes escondidos ou camuflados, em vez de serem instalados em lugares que poderiam gerar mais segurança para o pedestre, que é a parte mais vulnerável no trânsito. Tudo isso torna nosso dia estressante até por questões financeiras, se olharmos, por exemplo a questão da pontuação na habilitação por multa. O limite da pontuação para um motorista profissional é de 21 pontos, o mesmo de um motorista comum. Qual a diferença? É que enquanto o primeiro conhece seu trajeto e circula, na maioria dos casos, uma vez por dia pelas ruas da cidade, nós vamos a lugares que nem sempre conhecemos e circulamos muitas vezes mais, diariamente, pelas ruas da cidade e região, então é óbvio que corremos muito mais risco de ser multados”, explicou-nos e, muito bem diga-se de passagem.

 

“Além disso, penso que a cada dia as pessoas colocam todas as suas frustrações no trânsito, fazendo do veículo uma válvula de escape perigosíssima. O que torna o trânsito muito perigoso em todos os aspectos”. Concluiu ele.

 

Em 25 de Março de 2004 o Ezio Tetsuya, assinou contrato de trabalho como motorista da COHAB e na sua opinião o maior desafio no trânsito é conviver com motoristas despreparados que saem da autoescola e não tem noção do que estão fazendo no trânsito. “Pensam que são donos da rua, que só eles tem pressa, que só eles estão atrasados e não respeitam os outros condutores. Outro fator que me incomoda é a questão dos monitoramentos, radares e semáforos fotográficos feitos de forma inadequada, mas eu sempre fui muito cauteloso e procura respeitar as leis do trânsito. Exemplo disso, é que sou motorista há 38 anos de carteira nunca levei nenhuma multa. Sou uma pessoa tranquila e, procuro não deixar, o stress da profissão, que de fato existe, me afetar muito” disse.

 

Nossa! Então tá! E O que podemos fazer para melhorar essa situação?

 

 

Na opinião do Motorista Alfredo Souza para melhorar as questões do trânsito é preciso muito mais sinalização nas vias, porém a educação é primordial. “É preciso que todos aprendam a se respeitar. Acredita que além de ensinar a dirigir, as autoescolas deveriam promover um ensino melhor, conscientizando sobre o papel de cada um. O trânsito mata mais que a guerra, precisamos nos educar”, disse ele.

O Motorista Cicero Oliveira, também acredita que a educação vem em primeiro lugar: “As pessoas precisam entender que dentro de cada veículo há uma vida, uma história e que somos responsáveis por todos nossos atos. Respeitar as leis de trânsito é o que procuro fazer sempre, pois sou uma pessoa responsável. Tirar a vida de alguém ou, mesmo prejudicar uma pessoa, por causa de atitudes irresponsáveis, é algo que não quero fazer”.

Já o Ezio Tetsuya diz que: “É importante a conscientização dos motoristas sobre os deveres e as obrigações incluindo, sinalização, velocidade e repeito às leis de trânsito, por exemplo aqueles que não respeitam as vagas disponíveis aos idosos e pessoas portadoras de deficiência. Tem pessoas que se acham os donos do mundo, que podem fazer coisas erradas diariamente e que jamais sofrerão penalidades por conta disso.

 

Se entendermos que precisamos ser mais educados, ter bom senso dando preferência aos pedestres e aos outros motoristas, teremos um trânsito melhor, diz Samuel Fernandes de Jesus, Motorista da Companhia desde 05 de Junho de 2013.

 

 

 

Parabéns a vocês motoristas que desempenham com responsabilidade sua profissão, dirigindo com paciência, atenção, segurança, respeito e cumprimento às leis do trânsito.

 

 

Referencias bibliográficas:

http://vadebike.org/dia-mundial-sem-carro/

http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-transito.htm

https://www.calendarr.com/brasil/dia-nacional-do-transito/

http://www.imgrum.org/user/luispinner/226581029/1080445141259393724_226581029

 

Organização e edição da matéria: Coordenadoria de Recursos Humanos

Fotos e revisão da matéria: Edison de Souza – Assessoria de Imprensa

 

Programa SocioCultural

DiCAF/DA/CRHU

 

 
Acervo da Biblioteca    
   
lista de ramais