18/07/2017
Dia 20 de julho entrou para o calendário como o Dia do Tatuador. Se você prestar bem atenção, provavelmente vai verificar que alguém do seu lado tem uma tatuagem. Algumas são discretas, outras nem tanto, mas o fato que é que, pelo menos alguma vez na vida você ou alguém da sua família ou relacionamento já pensou sobre o assunto.
Vista com certo preconceito no passado e com muito mais liberalidade atualmente, as famosas “tatoos” são uma prática tão comum e antiga que remete a tempos de outrora.
A tatuagem é, provavelmente, uma das formas de modificação do corpo mais conhecidas e cultivadas no mundo. Diversos documentos históricos demonstram que as tatuagens já eram usadas no antigo Egito, entre 4000 e 2000 a.C., bem como no na China e no Japão há cerca de 7000 anos.
No antigo Egito, foram encontradas diversas múmias com tatuagens de conteúdo mágico ou médico. Uma delas, de uma sacerdotisa do ano de 2000 a.C. apresentava linhas horizontais e paralelas à altura do estômago, muito provavelmente como uma forma de proteção contra gravidez ou doenças. Outras múmias com o mesmo tipo de sinais foram encontradas no vale do rio Nilo. Segundo os especialistas, as tatuagens em múmias do sexo feminino tinham um efeito cosmético, para realçar seus encantos.
Aqui mesmo na Cohab-Campinas, muitas pessoas exibem tatuagens. Uma delas é a Carolina Grigolon Antunes que trabalha como assistente habitacional pleno. Ela tem 34 anos, 13 de empresa e já possui 10 tatoos. Ela conta que o fascínio por tattoos se relaciona com a paixão pela arte e literatura, que começou muito cedo, e isso somando ao fato que nunca foi uma pessoa padronizada e que o diferente sempre a atraiu.
“Óbvio que fazer tantas tatuagens em um prazo relativamente curto é uma mudança “física” um pouco drástica e que isso poderia gerar um certo preconceito, contudo já sabia que iría ouvir críticas não construtivas e enfrentar olhares de desaprovação, realmente foi o que aconteceu, entretanto isso não me afetou em absolutamente nada, continuo focada na decisão de expressar minhas paixões e criatividade na minha pele.
E afirmo que 2016 foi o ano que resolvi sair de vez do padrão, tempo de ser eu mesma sem ter o receio do que os outros pensam. Libertei-me “riscando a pele”, cada agulhada liberou um pouco da essência da minha alma. Aprendi a ser eu mesma, a entender meus altos e baixos, a ser feliz e principalmente a me amar. Destaco uma frase de Rubem Alves que foi o tema nessa minha fase de mudança: Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos, quero a essência, minha alma tem pressa”.
Outro colega nosso, o diretor técnico Jonatha Roberto Pereira, também tem adoração por tatuagens. Ele se diz tatuar é certeza de não esquecer mais.
Fui criado em uma família que sempre respeitou meu livre arbítrio, meus pais me deram liberdade mas me ensinaram que a responsabilidade dos meus atos e das minhas ações eram minhas, então não enfrentei resistência em fazer as tattos. Atualmente tenho 4 tatuagens mas já tenho o desenho de mais 3 prontos; nas costas carrego duas espadas cruzadas. A outra que eu amo são os machados no braço esquerdo, símbolo da justiça, simétricos, perfeitos, porém cortam com duas lâminas, me faz lembrar que apesar de tudo tenho que ser justo, independente do lado que a justiça esteja eu tenho que ser imparcial, como os machados. É assim que eu me sinto”, completou.
Cuidados básicos
Alguns cuidados são necessários, além da escolha cuidadosa do estúdio e do profissional gabaritado para este serviço:
- A agulha deve ser descartável de preferência
- A fixação dos pigmentos na pele ocorre através de um processo inflamatório local, mas sem complicações secundárias. Esse processo caracteriza-se pela vermelhidão e inchaço no local, variando de pessoa para pessoa, no prazo de aproximadamente 72 horas.
- Após a tatuagem ser confeccionada, é necessário se fazer um curativo no local com uma pomada que contenha o ácido dexpantenol, cuja função é a reconstituição do tecido epitelial (pele). A proteção da região tatuada de infecção e lesões também deve ser feita cobrindo com um filme plástico e, deve ser repetida, principalmente se a tatuagem for confeccionada em uma região onde possa sofrer pressões através de roupas, calçados, etc.
- Além do curativo, a limpeza do local é muito importante e só deve ser realizada com água, sabão neutro ou sabonete. Nunca devem ser utilizados produtos químicos como, por exemplo, água oxigenada, álcool, etc.
- Tatuagens grandes como nas costas, além da pomada citada, deve fazer uso de pomadas oleosas e hidratantes com fator ou 50, principalmente se houver exposição ao sol, pois os raios solares quando incidem na pele também provocam uma reação inflamatória na pele e, essa reação inflamatória na tatuagem, faz com que ocorra uma expansão da tinta pela pele, o que, a olho nu tem-se a impressão que a tatoo esta “borrada” nas linhas do desenho. Quanto mais recente a tatuagem for exposta ao sol, mais ela perderá a nitidez.
- Deve-se também evitar o uso de sauna por um período de 7 a 15 dias após a realização da tatuagem, pois a mesma desidrata a pele e acelera o ressecamento da mesma originando a famosa “casquinha” na tatuagem, que começa a sair na segunda semana e que tem como função proteger a pele durante os primeiros dias do processo inflamatório pós-tatuagem.
- O banho de mar na primeira semana também deve ser evitado pelos mesmos motivos, além do risco de contaminação, assim como o de piscina, em virtude dos produtos químicos adicionados a água, devem ser evitados por uma semana.
- Com relação ao banho diário, não há problema algum, mas a tatuagem ser lavada suavemente (sem esponjas, buchas, etc) com sabonete neutro e que o banho também não seja longo e com água muito quente.
- O governo Brasileiro permite que apenas maioires de 18 anos se submetam ao procedimento da tatuagem ou menos com autorização dos pais.
- A Sociedade Brasileira de Dermatologia orienta as pessoas a não fazerem tatuagens sobre sinais e marcas de nascença porque encobri-las dificulta a detecção de possível câncer de pele.
A palavra tatuagem deriva da palavra inglesa “tattoo”, que por sua vez é oriunda da palavra polinésia “tatau”, que é uma onomatopeia que significa bater – (os nativos usavam um instrumento de osso para tatuar, no qual batiam com um pedaço de madeira).
Pra finalizar, os motivos pelos quais decidimos fazer uma tatuagem são diversos entre os quais destacamos algumas paixões momentâneas, hobbies e até homenagens. Contudo, se você se arrepender, é possível remover tatoos mas, antes consulte um dermatologista.
Guiness Book
Eventualmente, como em qualquer setor da vida, existem exageros. O casal norteamericano Charles Helmke e a esposa Charlotte Guttenberg entraram para o Livro dos Recordes como o casal sênior mais tatuado do mundo. Ele tem 75 anos de idade e 93,75% do corpo são cobertos por tatuagem. Ela tem 68 anos e já cobriu 91,5% do corpo com “tatoos”.
Pelo mesmo Guiness Book, o neozelandês foi considerado a única pessoa a ter o corpo 100% tatuado. O engolidor de espadas e malabarista tem desenhos até mesmo nas orelhas, gengiva e nem mesmo a pele entre os dedos dos pé conseguiu ficar em branco.
Ele sempre optou por pintar o corpo com tintas pretas, estima-se que já deve ter passado cerca de mil horas dentro de um estúdio. Atualmente, Luck está passando tinta branca sobre os desenhos pretos. Segundo ele, o objetivo é futuramente colorir as tatuagens.
Se você quiser saber mais sobre o assunto, leia revistas especializadas, visite um estúdio de confiança ou participe dos inúmeros eventos que acontecem pelo mundo afora. No último final de semana (de 14 a 16 de julho), por exemplo, aconteceu no Expo Center Norte, em São Paulo a Tatto Week SP 2017, convenção anual de tatuagens e “body Piercing”.
Para se ter uma ideia, três mil artistas nacionais e internacionais participaram do evento movimentou aproximadamente R$ 5 milhões sendo que mais de 70 mil pessoas passaram pelo centro de exposições. Como pode-se notar, muita, mas muita gente mesmo, admite algum interesse por tatuagens e essas pessoas só não fazem a primeira por medo da reação das pessoas ou por convicções religiosas.
Fontes: www.mundodastatuagens.com.br
www.origemdascoisas.com