noticias
seta volta noticias

 

 

 

 

 

 

 

 

A topografia é o segmento da ciência responsável pelo estudo de toda a questão geográfica, em diversas localidades e com diferentes propósitos. De forma geral, esta atividade atua sobre todos os possíveis acidentes geográficos que eventualmente se apresentem em terrenos – tanto nas grandes cidades, como em localidades do interior como áreas rurais, espaços pouco povoados e grandes extensões de floras, matas e florestas preservadas.

O estudo de cada uma dessas áreas tem o objetivo de mapear todo o terreno e identificar todas as informações de medidas perímetro, possíveis variações do solo como um todo, incidência de diferentes condições geográficas e catalogar todas os dados coletados como conhecimento preciso sobre determinada localidade.

O profissional que atua com todas essas atividades é chamado topógrafo e o documento oficial que descreve com detalhe todas as informações que foram coletadas em uma área de estudos é denominado planta topográfica. A atuação do profissional deste segmento acontece, geralmente, em parceira com outros profissionais, tais como geógrafos, engenheiros e diversos outros, uma vez que a topografia é bastante utilizada em obras e todas as modificações necessárias que um local possa sofrer.

 

Na COHAB/CAMPINAS a equipe de topogrfia é formada pelo Técnico em Topografia  Diego Teixeira Goes e pelos auxiliares Fábio Augusto Martins e Claudemilson Dimas que atualmente está prestando serviços junto á SEHAB

 

Segundo Diego Teixeira Goes  - Técnico em Topografia da COHAB desde 01 de Setembro de 2.010  seu trabalho consiste em descrever fielmente uma porção de terra, seja ela, um lote, uma gleba, esse trabalho da origem a obras de engenharia e arquitetura, fomenta trabalhos no âmbito juridico e social. A topografia na Cohab é a base para qualquer tomada de decisão seja para departamento de obras ou regularização fundiária, onde é essencial para dimencionamento dos núcleos, lotes e propriedades.

É uma das profissões mais antigas do mundo surgiu no Egito para dividir as área cultiváveis  na baixa do Rio Nilo.

 

 

 

 

Parabéns a vocês pelo preciso trabalho.

  

 

Fonte:

www.linkedin.com

 

 

 

Organização e edição da matéria: Coordenadoria de Recursos Humanos

Revisão de texto : Edison de Souza – Assessoria de Imprensa

 

Programa SocioCultural

DiCAF/DA/CRHU

 

 
Acervo da Biblioteca    
   
lista de ramais