noticias
seta volta noticias

 

 

 

O ano de 2016 marca para o serviço socialbrasileiro, não apenas oito décadas de seu surgimento, mas também três décadas vividas por uma profissão renovada, afinal é a partir do ano de 1986 – tomando como base o Código de Ética profissional daquele ano, que mesmo ainda apresentando limites, já apresenta uma mudança do estatuto profissional – que a profissão inicia a construção de um novo caminho, com novos desejos e novas possibilidades.

 

O Assistente Social é o profissional responsável por auxiliar no bem-estar físico, psicológico e social das pessoas, ajudando-as a resolver seus problemas e atuando no combate às desigualdades da sociedade. São esses profissionais que trabalham com as mais diversas expressões da questão social, atuam diretamente auxiliando as pessoas no alcance de sua cidadania, ajudando-as a resolver problemas ligados à educação, habitação, segurança pública, emprego, saúde, entre tantos outros setores da nossa sociedade.

 

Na Cohab/Campinas, os profissionais de Serviço Social atuam em duas áreas específicas:

Coordenadoria Social e Regularização Fundiária– CSRF

Essa coordenadoria está lotada na Diretoria Técnica – Departamento de Planejamento, sendo coordenada pelo José Eurípedes Afonso de Freitas e é constituída de 7 (sete) Assistente Sociais de carreira e 7 (sete) estagiários de Serviço Social.

 

Segundo a Assistente Social Sonia Aparecida Domingues, a regularização fundiária visa legalizar a permanência dos grupos populares nas áreas por eles ocupadas, desde que sejam áreas apropriadas para habitação. Visa ainda integrar estas áreas ao espaço urbano mediante obras de infraestrutura e incluir social e economicamente esses grupos populares através da regularização fundiária efetiva.

 

 A regularização fundiária é parte fundamental da inclusão social, e da construção da cidadania para milhares de brasileiros que vivem nos grandes centros urbanos, em particular, nas regiões metropolitanas.

 

As atividades da coordenadoria são cheias de detalhes. Boa parte dessas     atividades são realizadas em campo, por exemplo, o reconhecimento das áreas e identificação das lideranças, visitas para convocação e conferências das quadras e lotes no sistema porta a porta. Outra parte das atividades são realizadas internamente através do atendimento. Além disso existe o atendimento de demanda espontânea, feito diariamente às famílias de acordo com as suas necessidades.

O controle dessas atividades tem que ser muito organizado, visto a gama de informações que influenciarão diretamente na vida da comunidade.

 

Coordenadoria de Trabalho Técnico Social – CTTS

Esta coordenadoria está lotada na Diretoria Comercial, Administrativa e Financeira – Departamento de Administrativo, sendo coordenada pelo Daniel Pereira Rocha e é composta por 15 (quinze) empregados de carreira, 04 (quatro)) empregados contratados por prazo determinado, 09 (nove) estagiários e 04 (quatro) empregados terceirizados contratados para realização das atividades voltadas para o meio ambiente.

 O trabalho do assistente social na Política de Habitação de Interesse Social promove saúde e qualidade de vida às pessoas, pois trabalha o meio ambiente vivido por elas, dando-lhes o sentimento de pertencimento ao lugar onde estão, explicou o Coordenador da CTTS – Daniel Pereira Rocha.

 O principal objetivo da Coordenadoria é promover a participação social, a melhoria das condições de vida, a efetivação dos direitos sociais dos beneficiários e a sustentabilidade da intervenção.

Ainda, articular as políticas de habitação e saneamento básico com as políticas públicas de educação, saúde, desenvolvimento urbano, assistência social, trabalho, meio ambiente, recursos hídricos, educação ambiental, segurança alimentar, segurança pública, entre outras, promovendo, por meio da intersetorialidade, a efetivação dos direitos e o desenvolvimento local.

 

UM CASO DE AMOR COM O SERVIÇO SOCIAL

A Letícia Nascimento Moreira Mendes foi aprendiz na COHAB e desenvolvia suas tarefas na área social. Embora realizasse tarefas administrativas disse ter se encontrado nessa profissão, através da oportunidade conquistada no tempo como Patrulheira.Foi nesta ocasião que despertou a vontade de conhecer mais sobre o ofício  de ser Assistente Social.

Após sair do programa, adiou seus planos durante algum tempo devido a uma gravidez não planejada.

Quando sentiu-se mais fortalecida, mesmo sem o apoio da família iniciou seus estudos na área que a levou a uma oportunidade de estágio em um hospital público, e é neste seguimento que pretende seguir sua carreira quando se formar, visto a identificação por essa área social.

Numa segunda oportunidade, hoje está estagiando na COHAB na Coordenadoria Social e Regularização Fundiária. Encanta-a a vivência com as pessoas e a possibilidade de ajudar a torná-las cidadãos. Segunda ela, é um grande desafio, já que muitas coisas não dependem apenas das tarefas e da boa vontade em ajudar. A habitação é um grande desafio.

         “A única pessoa que te impede de fazer ou ser algo é você mesmo”. Segundo Letícia, essa frase a define como pessoa e profissional.

 

 

 

Parabéns aos profissionais assistentes sociais, principalmente pelo empenho, dedicação e comprometimento com os direitos e com a aplicação da cidadania.

 

Fontes: http://fjav.com.br/revista/Downloads/edicao08/Artigo_348_364.pdf

http://www.campinas.sp.gov.br/governo/habitacao/regularizacao.php

 

 

Programa SócioCultural

DiCAF/DA/CRHU

 

 

 
Acervo da Biblioteca    
   
lista de ramais