Muitos não sabem diferenciar os gêneros da profissão contábil, mas, na verdade, contabilista é sinônimo de contabilidade, abrangendo o campo de atuação dos contadores e dos técnicos em contabilidade. O contador é um profissional universitário que exerce funções técnicas e acadêmicas da contabilidade, que cursou Ciências Contábeis. Já o Técnico em Contabilidade é o sucessor do antigo guarda-livros, profissional formado pelos cursos profissionalizantes das Escolas Técnicas do Comércio, curso de nível médio, executando a função técnica da contabilidade.
O criador do Dia do Contabilista, João de Lyra Tavares, nasceu em 23 de novembro de 1871, na cidade de Goiana/PE, e faleceu em 30 de dezembro de 1930.
Foi guarda-livros e chefe de escritório das firmas Lyra Tavares e Fabrício & Cia. Como comerciante, teve uma atuação destacada em Pernambuco, onde fundou uma Associação de Guarda-livros e foi membro da Associação Comercial do Recife.
"Trabalhemos, pois, bem unidos, tão convencidos de nosso triunfo, que desde já consideramos 25 de abril o Dia do Contabilista Brasileiro".
Com esta frase, dita em um discurso de agradecimento por uma homenagem recebida, o senador e Patrono dos Contabilistas, instituiu o Dia do Contabilista, prontamente adotado pela classe contábil e, atualmente, oficializado em grande número de municípios. Era o ano de 1926.
O que faz o Contabilista?
O Contabilista é responsável pelas questões do fechamento contábil, publicação de balanços, elaboração de demonstrativos financeiros. Atuará com os números, estejam eles relacionados ao ativo ou passivo da empresa, para que sejam feitas as projeções, orçamentos, budget…
Competências
O Contabilista não trabalha ou atua sozinho. Hoje, em qualquer universo corporativo, o relacionamento interpessoal, a boa comunicação são questões ligadas a todos os profissionais. O trabalho do Contabilista exige extrema atenção e minúcia em relação aos números, mas precisa também precisa de parcerias e relacionamento com outras áreas. Não é só trabalhar em cima de planilhas e cálculos.
Áreas de atuação
Empresas de pequeno, médio e grande portes empregam o Contabilista, afinal, todas elas necessitam das projeções, do controle do fluxo de caixa, do levantamento do que é ativo e passivo… a profissão está em alta.
De acordo com a Eleni Ferreira Teixeira - Coordenadora da Contabilidade, Contas a pagar e receber: Todos os serviços executados nessa coordenadoria são de extrema responsabilidade, pois envolvem transações financeiras e contábeis e hoje o contador responde civil e criminalmente por seus atos com o diretor-presidente da empresa.
Os profissionais da área contábil da Companhia são responsáveis pelos pagamentos e recebimentos de fornecedores, contratos e serviços diretos, cálculos financeiros para o Departamento Jurídico e Comercial, classificação e contabilização de todas as transações financeiras e econômicas da empresa.
Todos os documentos referentes a pagamentos, recebimentos, TED’S, tarifas, depósitos, adiantamento por conta da Companhia, acerto de contas e taxas diversas são autenticadas no caixa.
No organograma da COHAB a CCPR – COORDENADORIA DE CONTAS A PAGAR E A RECEBER esta subordinada ao Departamento Financeiro e Contábil e a Diretoria Comercial, Administrativa e Financeira, sendo constituída pelos empregados Claudia Pereira Silva Telles, Edna Aparecida Menes Vieira, Ednei Tadeu Grigoletto, Eleni Ferreira Teixeira, Elymara de Tulio Reis e Marlene de Fátima da Silva Vertoni.
Para eles ver além dos números é uma virtude que requer talento e habilidades.
Fontes: http://www.jsloureiro.com.br/qual-diferenca-entre-25-de-abril-dia-contabilista-e-22-de-setembro-dia-contador/
https://www.calendarr.com/brasil/dia-da-contabilidade/
Programa SócioCultural
DiCAF/DA/CRHU
|