noticias
seta volta noticias

 

Habitação participa das festividades pelos 39 anos da Vila Padre Anchieta

 

Uma extensa programação iniciada na noite da última sexta-feira, 08 de novembro, celebra os 39 anos de fundação da Vila Padre Anchieta. Foram organizadas diversas atividades como exposições, apresentações culturais, roda de conversa, desfile, baile e até uma peça teatral que juntos retratam a história ao mesmo tempo que remetem ao passado aguçando a memória dos moradores desde os tempos em que buscavam uma moradia digna até a transformação do bairro na potência que se tornou atualmente.

Cleudiran Sales Dias, coordenadora do Espaço Cultural Maria Monteiro agradeceu a presença de todos.

 

“Agradeço a todos os parceiros que tornaram possível a realização deste evento, especialmente à Andréa de Deus, da Cohab-Campinas que nos ajudou em toda a organização e, principalmente, à Sanasa pelo suporte na confecção dos painéis, cartazes e material gráfico”, afirmou.

 

O diretor técnico da Cohab-Campinas, Jonatha Pereira, fez questão de lembrar as origens.

 

“Vim pra cá ainda pequeno, cresci, estudei, meu pai teve comércio e minha mãe é moradora daqui até hoje. Hoje sou diretor da Cohab-Campinas, professor universitário e minha história se confunde com a da Padre Anchieta que é um grande exemplo de planejamento urbano”, disse.

 

O secretário de Habitação e presidente da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas), Vinicius Riverete, discursou da abertura das festividades.

 

Quero parabenizar a todos aqueles que, de alguma forma, contribuíram para transformar a Vila Padre Anchieta na potência que se tornou atualmente. Agradeço a Deus por esta oportunidade e ao prefeito Jonas Donizette por ter acreditado em mim como integrante do primeiro escalão da sua equipe de governo. Parabenizo ainda a toda a comunidade pelos 39 anos de história e realizações e que este bairro continue sendo este grande modelo de luta por moradia e por grandes conquistas”, completou.

 

Também estiveram presentes o vereador Zé Carlos, neste ato representando a Câmara Municipal de Campinas, o diretor da Secretaria de Habitação, Marcelo Ferreira, a gerente administrativa da Cohab-Campinas, Dayani Sant’anna e a assessora da diretoria, Andréa de Deus.

 

A organização ficou a cargo do Espaço Cultural Maria Monteiro e da Biblioteca Pública Municipal Cora Coralina com apoio da Prefeitura Municipal de Campinas, Secretaria Municipal de Habitação, Secretaria Municipal de Cultura, Cohab-Campinas, Sanasa, Sub-Prefeitura de Nova Aparecida, União Municipal de Entidades Comunitárias de Campinas (Umecc), Federação das Entidades Comunitárias do Estado de São Paulo (Facesp), Terminal Intermodal de Cargas e Logística de Campinas (TicLog), Melifera Filmes, Instituto Federal São Paulo Campus Campinas e União Brasileira de Mulheres-Campinas.

 

Confira a programação completa no Espaço Cultural Maria Monteiro:

 

08/11 – 19h - Abertura. Início das festividades com abertura das exposições e apresentações culturais.

 

09/11 – 9h – Roda de Conversa. Bate-papo sobre a jornada por moradia: União Municipal de Entidades Comunitárias de Campinas (Umecc), Federação das Entidades Comunitárias do Estado de São Paulo (Facesp) e entidades comunitárias.

 

10/11 – 14h – Domingo Alegre. Desfile com a terceira idade e baile da tarde.

 

10/11 – 20h -Teatro/Encerramento. Encenação do Espetáculo “Silêncio” com a Cia Pompa Cômica.

 

A partir de 11/11 as visitas podem ser agendadas.

 

Importante destacar que as exposições são permanentes e acontecem todos os dias das 8h às 21h. Há ainda, à disposição do público, o Projeto Memórias mostrando início da vila com contação de histórias além de diversas apresentações.

 

Os visitantes terão ainda à disposição um Varal de Fotografias com registros da comunidade da origem da vila até os dias atuais. As visitas podem ser agendadas com atividades orientadas para escolas da região através do telefone (19) 3282-0024.

 

O Espaço Cultural Maria Monteiro fica na Rua Dom Gilberto Pereira Lopes, S/N na Vila Padre Anchieta.

Histórico

 

Inaugurado em 1982 o Conjunto Habitacional Vila Padre Anchieta fez história ao beneficiar aproximadamente 18 mil pessoas Apelidado de “Cidade Anchieta” o bairro defendeu por décadas o posto de maior empreendimento habitacional da cidade.

O projeto, que conta com mais de 3,5 mil unidades, ocupando uma área de mais de 1,25 milhão de m2, foi feito pela Cohab-Campinas em um dos períodos de maior produção habitacional da companhia e ainda com a preocupação de oferecer uma estrutura que não se desconfigura-se com o passar dos anos. Criada em 1965, a Cohab-Campinas utilizava financiamento do Banco Nacional da Habitação (BNH) que foi extinto em 1986.

Atualmente o local dispõe de toda infraestrutura necessária às necessidades de todos os seus habitantes tornando-se referência em modelo habitacional.

 
Acervo da Biblioteca    
   
lista de ramais