Cohab redimensiona atendimento e oferece novas opções à população
A Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas) está redimensionando o atendimento para os cerca de 41 mil inscritos no Cadastro de Interessados em Moradia (CIM) e oferecendo uma alternativa muito viável à aquisição de uma moradia em Campinas.
Diante de um trabalho arrojado e dinâmico o Departamento Comercial da empresa constatou, através e pesquisa, que os inscritos no CIM estão entendendo a atual situação dos programas habitacionais e se adaptando para, através da Cohab-Campinas, aproveitar as oportunidades de mercado.
Segundo levantamento realizado nos últimos dois anos esta relação com a Cohab-Campinas mudou e isso se deve a dois fatores primordiais: o primeiro é uma real orientação para todos os cadastrados sobre a atual situação do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV),
apresentando as perspectivas para a faixa 1 junto com as faixas de mercado do programa (faixas 1,5, 2 e 3).
O segundo ponto é uma simples e direta reeducação financeira, ação que prepara estas famílias para um eventual financiamento como forma mais imediata e plausível para a aquisição de um imóvel.
A Importante informação que o atendimento e a pesquisa recente mostraram é que ficou comprovada a aprovação expressa de cada cadastrado no sentido de que as informações cadastrais possam ser enviadas aos parceiros habitacionais.
Segundo o gerente do Departamento Comercial, Eduardo Nasser, o perfil das pessoas cadastradas no CIM mudou.
“Analisando este aceite do envio dos dados, até o último dia 16, do total de 17.213 cadastros entrevistados, apenas 60 não autorizaram o
compartilhamento das informações cadastrais, ou seja, a população está confiando no nosso trabalho e este número mostra como esta confiança pode ser estendida para os empreendedores (construtoras/incorporadoras) que vierem a formalizar uma parceria com a Cohab-Campinas”, afirmou.
O gerente ainda aponta outro dado positivo que é a liberação do sistema de atendimento para o cadastro das pessoas que não moram, mas que comprovam trabalho formal em Campinas.
Outro fator importante é que, por causa da credibilidade da Cohab-Campinas, ocorreu um aumento significativo da procura pelo cadastramento. Em números absolutos, a companhia atendia em média 370 pessoas por mês e agora em 2019 este número subiu para quase 1700, isto é um acréscimo de 452% entre 2017 até hoje.
Ainda segundo Nasser, os números expressam não só o aumento da procura, mas também da confiança neste novo trabalho do Departamento Comercial e aproveita para salientar a importância da população se cadastrar, manter o cadastro atualizado, bem como dos empreendedores conhecerem melhor este trabalho.
Para o secretário de Habitação e presidente da Cohab-Campinas, Vinicius Riverete, a Cohab-Campinas nunca deixou de buscar alternativas para atender a população.
“Sabemos que as pessoas merecem uma moradia digna e a todo instante estamos fazendo contatos com parceiros que possam atender à nossa demanda o mais rapidamente possível. O governo federal mudou a política habitacional, não tem previsão para aqueles sorteios aos quais as pessoas estavam acostumadas, mas nós estamos buscando alternativas que contemplem e que se enquadrem no orçamento dos nossos cadastrados. Não é fácil mas, estamos fazendo nossa obrigação e o esforço tem sido diário na busca por essas alternativas”, disse. |