noticias
seta volta noticias

 

Arquiteta da Cohab-Campinas é idealizadora do Jardim dos Sentidos

 

O Jardim dos Sentidos Gisela Heller Gordon, inaugurado na última quinta-feira, dia 8 de agosto pelo prefeito Jonas Donizette, como parte das comemorações dos 245 anos de Campinas, é um projeto da arquiteta da Cohab-Campinas, Thais Carneiro de Mendonça Gomes.

 

O Jardim dos Sentidos é um espaço inclusivo que, além do contato com a natureza, oferece às pessoas a possibilidade do estímulo aos sentidos do nosso corpo como a audição, a visão, o tato, o olfato e o paladar.

 

As plantas e os demais componentes do jardim podem ser tocados, cheirados e provados e foi idealizado como espaço terapêutico, pensando nas pessoas que estão em tratamento nas unidades de saúde, principalmente no Centro de Reabilitação (CCR) Jorge Rafful Kanawaty.

 

A arquiteta Thaís Gomes faz parte da Comissão de Acessibilidade e trabalhava anteriormente na Empresa Municipal do Desenvolvimento de Campinas (Emdec).

 

 

A idealizadora foi Eloísa Pimentel e a expectativa é a de que cerca de 50 pessoas passem pelo Jardim Sensorial semanalmente. O espaço vai funcionar das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

 

De acordo com Thaís, o Jardim dos Sentidos foi projetado conforme os parâmetros do Desenho Universal, para atender a todas as pessoas que queiram usá-lo, sem necessidade de adaptações de projeto.

 

“Foi um prazer participar desse trabalho, que envolveu uma grande equipe multidisciplinar, além de exercitar, ao projetar, os sentidos dentro das minhas limitações, considerando minhas deficiências, auditiva e visual. E o projeto levar o nome de uma grande professora minha, Gisela Gordon, é uma honra”, afirmou.

O espaço fica na rua armando Oswaldo Precaro, número 200, Vila Bourbon, ao lado do CCR, em Sousas.

 

A homenageada

 

Gisela Heller Gordon trabalhou de 1987 a 1999 na Prefeitura de Campinas. Arquiteta formada pela USP, dirigiu o Departamento de Urbanização de Favelas, trabalhou na Coordenadoria Ambiental e Departamento de Meio Ambiente da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, na Secretaria de Obras e no Departamento de Parques e Jardins (DPJ). Tinha como projeto a construção de um Jardim dos Sentidos em Campinas e por isso a homenagem. Faleceu em 22 de novembro de 2013 vítima de acidente vascular cerebral.

Com informações da jornalista Talita Matias.

 
Acervo da Biblioteca    
   
lista de ramais