Regularização Fundiária chega também à Região do Campo Belo
Os moradores do Jardim Campo Belo I, II e III foram informados, na manhã do último sábado, 15 de junho, pelo secretário de Habitação e presidente da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas), Vinicius Riverete, sobre o andamento do processo de Regularização Fundiária na região.
Cerca de 800 pessoas foram até a Escola Estadual Celeste Palandi de Mello para ouvir os técnicos da Cohab-Campinas e da Secretaria de Habitação (Sehab) sobre em que fase estão os trabalhos.
O vereador Carmo Luiz, representando a Câmara Municipal, chamou a atenção da população pedindo que os moradores se envolvam no processo.
“Agradecemos a presença de todos, especialmente aos que atenderam à nossa convocação. No devido tempo cada morador receberá sua escritura mas esta reunião foi agendada para que cada um de vocês saiba do próprio secretário de Habitação, a quem agradecemos a presença, sobre a regularização fundiária da nossa região. Prestem atenção e participem do projeto que é trabalhoso mas será compensador no final”, disse.
O diretor técnico da Cohab-Campinas, Jonatha Pereira, informou quais o que já está sendo realizado.
“Bom dia a todos, inicialmente eu preciso informar a vocês que o trabalho é complexo porque envolve diretrizes urbanísticas, jurídicas, ambientais e sociais até que a gente chegue à fase de envio dos documentos ao cartório. Já temos a fotografia de cada rua do entorno de Viracopos; as etapas seguintes são desenhar cada lote e partir para o cadastro social, mas vocês serão informados sobre cada fase do processo, podem ficar tranquilos que vamos trabalhar com total transparência e sempre ao lado de vocês”, anunciou.
O motorista Ariosvaldo Pereira de Souza ficou contente com as explicações.
“A gente sempre acompanha os trabalhos da prefeitura à distância, né, sem muito acesso às informações. Mas agora estou feliz porque alguém veio aqui explicar direitinho o que está acontecendo e isso é sempre muito bom”, falou.
O secretário Vinicius Riverete, reafirmou a intenção dessa administração de continuar prestando contas à população.
“Quero agradecer a todos os líderes de comunidades, a vocês por terem vindo e pedir um voto de confiança. Tenho dito nesses encontros que não posso responder pelo passado mas que, a pedido do prefeito Jonas Donizette, estamos encarando de frente o problema da Regularização Fundiária em Campinas. Esta é uma grande oportunidade que temos de prestar contas à população e podem acreditar que não estou fazendo nenhum favor a vocês porque esta é minha obrigação.
Temos o apoio da Sanasa, da CPFL cujos técnicos vocês sempre estão vendo realizando intervenções aqui na região. Participem conosco do processo, criem comissões, visitem a Cohab-Campinas, acompanhem as ações bem de perto mas, acima de tudo, tenham, consciência de que novas ocupações ou adensamentos só atrapalham a Regularização Fundiária”, afirmou.
Uma cartilha contendo o passo a passo do processo de Regularização Fundiária também foi distribuída aos presentes. Participaram também do evento, o diretor comercial, administrativo e financeiro, Antonio Abreu de Lucena Filho, a coordenadora de Projetos de Regularização Fundiária da Cohab-Campinas, Hayda Reis, a assessora especial da diretoria, Andrea de Deus, funcionários da Cohab-Campinas e da Secretaria de Habitação.
A Emdec também apoiou o evento. |