noticias
seta volta noticias

 

Profissionais da Cohab-Campinas são destaque em congresso internacional

 

O diretor técnico e professor universitário, Jonatha Roberto Pereira e a advogada e arquiteta urbanista, Gisela Baptista Tibiriçá, ambos da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas) tiverem dois artigos aceitos para publicação no I Congresso Internacional: Emergências Urbanas - entre passado e futuro, evento que será realizado pela Universidade de Uberaba - Campus Aeroporto. 

O Congresso vai acontecer entre os dias 18 e 22 de maio 2020 e os artigos adotam temas como Regularização Fundiária e Gestão Urbana.

De acordo com Jonatha Pereira, o aceite da publicação, principalmente por ser um congresso internacional e a temática se encaixar de maneira perfeita no trabalho que realiza (relação passado e futuro) representa um fator a mais de motivação.

“O enfoque do congresso é exatamente o trabalho da Regularização Fundiária, da gestão urbana e eu estou feliz mesmo pelo reconhecimento do nosso trabalho. Como professor universitário, sei a importância da publicação destes artigos em nível internacional e uma coisa é acerta, ações assim só elevam o reconhecimento e a qualidade dos trabalhos realizados. E ver o trabalho realizado pela Cohab-Campinas sendo analisado e debatido por profissionais da área em nível internacional, realmente não tem preço...ou melhor tem sim, muito trabalho”, afirmou.

 

Gisela Tibiriçá também destaca a dimensão e a importância do evento.

 

“É um seminário de relevância internacional e que conta com convidados do Brasil, México, Itália e França, cujo enfoque procurará discutir novas (outras) formas de viver e pensar sobre os problemas comuns das cidades face às atuais transformações socioeconômicas, culturais e políticas no mundo e, principalmente, no Brasil. Considerando que a atmosfera de debate fugirá de esteriótipos ao voltar-se às gestões públicas urbanas enquanto instrumento transformador das cidades, a Cohab-Campinas representará muito bem nosso país em ambos os artigos, ora  voltados à inserção dos excluídos da cidade formal mediante este relevante trabalho que a equipe técnica vem conduzindo nos processos Regularização Fundiária Urbana”, completou.

 

O evento


Após a realização de três simpósios internacionais, o Curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniube, comemorando 30 anos de atuação, realizará o I Congresso Internacional: Emergências Urbanas - entre passado e futuro, dando continuidade às reflexões sobre a arquitetura e urbanismo, tendo o território urbano, a cidade, como palco de nossa atuação profissional, justamente diante da atual avalanche de transformações socioeconômicas, culturais e políticas que esgarçam ainda mais o tecido social, no mundo e, principalmente, no Brasil, colocando-nos numa atmosfera nebulosa e remetendo-nos ainda ao pensamento arendthiano (Hannah Arendt, filósofa e política alemã de origem judaica que nasceu em 1906 e morreu em1975) sobre os “indiferentes” e seu “ativismo” focados na esfera da interioridade, da vida privada, e não na ação política enquanto esfera pública.

Ainda segundo os organizadores, foi programada uma semana de intensos estudos sobre a produção da cidade contemporânea, com a participação de convidados do Brasil, México, Itália e França, refletindo sobre problemas comuns aos nossos continentes, trocando experiências acadêmicas, na busca de caminhos frente aos emergentes desafios da contemporaneidade.

 

O congresso visa ainda contribuir para o aprimoramento de estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais de Arquitetura e Urbanismo, bem como dos profissionais que atuam junto às gestões públicas urbanas, discutindo problemas comuns sobre o nosso continente e outros contextos.

Confira mais informações e a programação completa do evento no https://uniube.br/eventos/emergenciasurbanas/

 

 

 
Acervo da Biblioteca    
   
lista de ramais