A Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas) e a Secretaria Municipal de Habitação informam que continua oferecendo atendimento e assistência às famílias da Ocupação Nelson Mandela, assentamento que está estabelecido ao lado do Jardim Nossa Aparecida e que possui ordem de reintegração de posse. Diferentemente do que tem sido noticiado em alguns veículos de comunicação e nas redes sociais, a Habitação jamais abandonou essas famílias e sempre buscou alternativas habitacionais que contemplassem essa população.
Na audiência do dia 31 de janeiro de 2019, a participação da Habitação foi fundamental nas negociações que culminaram com a suspensão da reintegração de posse por 12 meses. Naquela ocasião as partes acordaram em não deixar aumentar o número de ocupantes e forneceram uma listagem com os nomes das famílias que se encontravam na ocupação.
Passados os 12 meses acordados, em 31 de janeiro deste ano, em mais uma rodada de negociações intermediada pela Secretaria de Habitação de Campinas, a data de permanência dos ocupantes na área foi prorrogada para 31 de agosto de 2020. Como o prazo para a desocupação está se aproximando e o proprietário da área não quer mais fazer nenhum tipo de acordo de prorrogação da reintegração de posse, de forma inédita, a Habitação encontrou uma saída especialmente pelo momento da Pandemia do Novo Coronavírus.
Para evitar que aquelas famílias constantes da ocupação inicial e que cujos nomes figuram na lista do processo judicial ficassem desassistidas neste momento, a Habitação vai oferecer a essas famílias o Auxílio Moradia Emergencial, atualmente no valor de R$ 605 (seiscentos e cinco reais) por seis meses, renováveis por mais um período de seis meses.
Vinicius Riverete
Secretário Municipal de Habitação
Diretor Presidente da Cohab-Campinas