Respeito e Responsabilidade no Trânsito:
Cohab adere à Campanha Maio Amarelo 2021
A fachada da sede da Cohab Campinas, na avenida Faria Lima nº 10, está iluminada com luzes amarelas em comemoração à Campanha Maio Amarelo, que este ano tem o tema Respeito e Responsabilidade no Trânsito. O objetivo é conscientizar motoristas e pedestres da importância de preservar a vida e da necessidade da adoção de práticas que resultem na redução dos acidentes.
O Brasil registra uma morte a cada quinze minutos e uma pessoa ferida a cada dois minutos em acidentes de trânsito, a quarta maior causa de mortes no mundo atrás apenas da pandemia da Covid, doenças cardíacas e câncer. No ano passado, quarenta mil pessoas perderam a vida e outros trinta milhões de brasileiros sobreviveram, mas adquiriram traumas, ferimentos e sequelas por acidentes de trânsito nas ruas e rodovias do país.
Uma triste realidade que poderia ser facilmente evitada. Noventa por cento dos acidentes acontecem por imprudência de motoristas, motociclistas e pedestres. Mudar este cenário depende de cada um de nós, independente se estamos no comando do volante, do guidom ou das próprias pernas. É isso que a campanha Respeito e Responsabilidade: Pratique no Trânsito, tema da Oitava Edição do Movimento Observatório Nacional de Segurança Viária quer transmitir em 2021. Pensar no outro e fazer por todos é o conceito que a Campanha Maio Amarelo trouxe para este ano.
A Campanha o Maio Amarelo, que a Cohab e Sehab também aderiram e incentivam seus colaboradores a participar, é para trazer mais consciência e harmonia nas ruas, avenidas e estradas de todo mundo. O Maio Amarelo deste ano é um convite a todo cidadão, motorista ou pedestres, para praticar no trânsito o que quer para si em todos os ambientes.
O momento é de orientar, chamar a atenção, buscar a Educação em todas suas formas e em todos os lugares. O Conceito Respeito e Responsabilidade é a certeza de estar no caminho certo para reduzir os milhares de sinistros de trânsito que o Brasil registra todos os anos. Sejamos mais responsáveis com a nossa vida e também com as demais que, por algum motivo, cruzam nosso caminho.
Campanha Maio Amarelo, porque toda vida tem importância.
Foto A.Oliveira