noticias
seta volta noticias

 

Projeto de Estagiário do EHIS-Cohab é premiado em Porto Alegre/RS

O projeto urbanístico Sinopse elaborado por alunos do Quarto Ano de Arquitetura da Unicamp, dentre eles o estagiário da EHIS Cohab, Raphael dos Santos Rodrigues, foi classificado em segundo lugar entre os 67 trabalhos que participaram do concurso para recuperação do Portal Mário Totta, na Orla do Rio Guaíba, em Porto Alegre no Rio Grande do Sul. O desafio dos cinco alunos da Unicamp era trazer mais vida a um lugar público que se encontrava degradado, mal iluminado e praticamente deserto na capital gaúcha. O concurso, que reuniu estudantes de Arquitetura de dezenas de universidades brasileiras foi promovido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre.
Raphael e seus quatro colegas da FAU-Unicamp se inspiraram nos versos de “Pisicometria” do poeta que emprestou seu nome para o Portal da orla do Rio Guaíba, Mário Ribeiro Totta no desenvolvimento de um projeto urbanístico que contemplasse os cinco sentidos humanos de maneira tornar um espaço agradável até para quem fosse deficiente de um ou mais deles. A ideia foi conceber um projeto com um desenho universal de acessibilidade para todas as idades. E, independente do grau de deficiência do frequentador, ele deveria sentir-se acolhido e respeitado de maneira que sua memória afetiva criasse vínculos com o local

.


Portal dos cinco sentidos


No projeto de Raphael e sua equipe, um passeio pelo Portal Mário Totta deveria prender o visitante pelos sentidos humanos da visão, olfato, paladar, audição e tato. Para valorizar a contemplação, a praça ganhou um mirante elevado para apreciar o pôr do sol sobre a capital gaúcha, com arquibancada, telescópio, balanço, iluminação alta, média e baixa. Para realçar os aromas, a praça recebeu canteiros de flores, lavanda e alecrim e uma horta vertical com especiarias. Pomares de árvores frutíferas foram concebidos para aguçar os sabores e atrair aves, que juntas com um xilofone plantado no meio da praça, tinham o objetivo de despertar o gosto pelos sons. Piso tátil em nível, rampas largas, mural em relevo, elevações para atrair crianças foram projetados com a função de serem sensíveis ao toque.
O projeto dos jovens estudantes de Campinas foi elogiado pelos organizadores que destacaram “o aproveitamento com inteligência de todos os espaços, por atender todas as faixas etárias, garantir a sustentabilidade, atrair e educar os frequentadores”.

Analista de projetos urbanísticos


Raphael começou seu estágio no EHIS-Cohab em outubro de 2020 e sua função é analisar os conceitos urbanísticos de empreendimentos de interesse social apresentados pelas empresas e construtoras de loteamentos ou núcleos habitacionais populares para comprovar que estes atendem aos parâmetros de segurança, acessibilidade, conforto e qualidade de vida, exigidos pela Cohab nos projetos que aprova. Participar do concurso foi mais uma oportunidade que ele e seus colegas de faculdade encontraram para colocar em prática o aprendizado adquirido nas salas de aula.

Foto Toninho Oliveira
 
Acervo da Biblioteca    
   
lista de ramais