EPSON

Problemas do digitalizador

As luzes estão a piscar

Se ocorrer um erro, o digitalizador deixa de funcionar e os indicadores luminosos de Erro e Pronto indicam o tipo de erro.
Indicador luminoso de erro (Cor-de-laranja)
Indicador luminoso Pronto (Verde)
Significado
Intermitente
Apagado
Ocorreu um erro.
Verifique se a patilha de protecção está desactivada.
Verifique se o digitalizador está ligado correctamente ao computador. Consulte Começar por aqui para obter instruções sobre como ligar o digitalizador ao computador.
Verifique se o software do digitalizador está totalmente instalado. Consulte Começar por aqui para obter instruções sobre como instalar o software do digitalizador.
O papel está encravado no AAD. Retire o papel encravado do AAD. Consulte O papel encrava no alimentador automático de documentos.
Desligue o digitalizador e volte a ligá-lo. Se os indicadores luminosos de Erro e Pronto continuarem a piscar, o digitalizador pode estar a funcionar mal ou ser necessário substituir a fonte de luz respectiva. Para mais informações, consulte Contactar o Serviço de Assistência a Clientes EPSON.

O digitalizador não liga

Certifique-se de que o adaptador de corrente alterna do digitalizador está correctamente ligado ao digitalizador e a uma tomada eléctrica que funcione.
Verifique se tomada eléctrica funciona. Se necessário, ligue outro dispositivo eléctrico à tomada para verificar se esta funciona.

O digitalizador não se desliga

Verifique se o software do digitalizador não está a funcionar.

Não consegue iniciar o Epson Scan

Verifique se o digitalizador está ligado.
Desligue o computador e o digitalizador e, em seguida, verifique a ligação do cabo de interface entre ambos os dispositivos para se certificar de que está ligado correctamente.
Utilize o cabo USB fornecido com o digitalizador ou o indicado em Interface USB.
Nota:
Nalgumas regiões o digitalizador não vem acompanhado do cabo USB.
Ligue o digitalizador directamente à porta USB do computador ou através de apenas um concentrador USB. O digitalizador poderá não funcionar correctamente se o ligar ao computador através de mais do que um concentrador (hub) USB.
Verifique se o digitalizador é compatível com USB. Para mais informações, consulte Verificar se o Windows suporta USB.
Se estiver a utilizar um programa compatível com TWAIN, como o Adobe Photoshop Elements, verifique se seleccionou o digitalizador correcto como definição do Digitalizador ou Origem.
Se tiver actualizado o sistema operativo do computador, tem de reinstalar o Epson Scan. Desinstale o Epson Scan como se descreve em Desinstalar o software de digitalização, e volte a instalá-lo seguindo as instruções descritas em Começar por aqui.
Só no Windows:
Certifique-se de que o nome do digitalizador aparece em Dispositivo de processamento de imagens sem um ponto de interrogação (?) ou de exclamação (!) na janela Device Manager (Gestor de dispositivos). Se o nome do digitalizador aparecer com um desses sinais de pontuação ou aparecer como um dispositivo Unknown (Desconhecido), desinstale o Epson Scan da forma descrita em Desinstalar o software de digitalização, e volte a instalá-lo da forma indicada em Começar por aqui.

Verificar se o Windows suporta USB

Execute uma das operações que se seguem.
Windows Vista: clique no ícone do botão Iniciar e seleccione Control Panel (Painel de controlo).
Windows XP: clique em Start (Iniciar) e seleccione Control Panel (Painel de controlo).
Windows 2000: clique em Start (Iniciar), aponte para Settings (Definições) e seleccione Control Panel (Painel de controlo).
clique em System and Maintenance (Sistema e manutenção) e depois em System (Sistema) (Windows Vista) ou clique duas vezes no ícone System (Sistema) (Windows XP e 2000).
Execute uma das operações que se seguem.
Windows Vista: clique em Device Manager (Gestor de dispositivos) e depois em Continue (Continuar) na janela User Account Control (Controlo de conta do utilizador).
Windows XP e 2000: clique no separador Hardware e depois em Device Manager (Gestor de dispositivos).
Percorra a janela para baixo e clique duas vezes em Controladores USB.
Se os itens USB Universal Host Controllers (Controlador anfitrião universal USB) e USB Root Hub (Concentrador raiz USB) aparecerem na lista, o Windows é compatível com USB.
Volte a tentar efectuar a digitalização. Se, mesmo assim, o digitalizador não for reconhecido, contacte o Serviço de Assistência a Clientes EPSON ou recorra aos serviços de um técnico especializado. Para mais informações, consulte Contactar o Serviço de Assistência a Clientes EPSON.

Quando pressiona o botão Iniciar não é iniciado o programa correcto

Verifique se o Epson Scan está instalado correctamente.
Windows Vista e XP: clique no separador Events (Eventos) da janela Properties (Propriedades) do digitalizador e verifique se a opção Take no action (Não efectuar nenhuma acção) não está seleccionada. Certifique-se igualmente de que o botão Iniciar está seleccionado na caixa de lista Select an event (Seleccionar um evento) e de que a opçãoStart this program (Iniciar este prog.) está seleccionada. Para mais informações, consulte Atribuir um Programa com o Windows Vista ou Atribuir um programa com o Windows XP.
Windows 2000: clique no separador Events (Eventos) na janela Properties (Propriedades) do digitalizador e verifique se a opção Disable device events (Desactivar eventos do dispositivo) não está activada. Certifique-se igualmente de que o botão Start (Iniciar) está seleccionado na caixa de lista Scanner events (Eventos do digitalizador) e de que a aplicação pretendida está seleccionada na lista Send to this application (Enviar para esta aplicação). Para mais informações, consulte Atribuir um programa com o Windows 2000
Mac OS X: certifique-se igualmente de que iniciou a sessão como o utilizador que instalou o software do digitalizador. Os outros utilizadores têm de iniciar primeiro o Epson Scanner Monitor na pasta Applications (Aplicações) e, em seguida, pressionar o botão Iniciar para efectuar digitalizações.